Indústria farmacêutica que é pioneira no desenvolvimento de alguns genéricos, detentora da linha de produtos nutracêuticos Equaliv, conta com a Lumen IT para estar informatizados perante o Fisco

Atualmente as empresas de todos os portes sofrem um grande problema enfrentado diariamente, que é conhecer a verdadeira carga tributária incidente em cada produto ou serviço prestado. A falta de informação se mostra agravante em relação aos problemas que se pode correr ou evitar, com o uso da tecnologia.

De olho neste cenário e com o objetivo de se manter aderente ao crescimento da companhia, a Althaia, empresa do ramo farmacêutico, acaba de anunciar o fechamento do contrato para a implementação da solução fiscal Mastersaf Smart. O pacote de tecnologias será conduzido pela Lumen IT, empresa de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais.

A Lumen IT chega em um momento estratégico para a Althaia, que além de contratar as soluções fiscais, também está implementando o Enterprise Resource Planning (ERP) da alemã, SAP, que manterá interface direta com o software fiscal Mastersaf Smart.

“Segurança e confiabilidade são os principais fatores que motivaram a Althaia a selecionar a Lumen IT como parceria fiscal, dentro do processo de concorrência”, pontua o coordenador de TI da Althaia, Carlos Eduardo Rodrigues. Segundo o executivo, a Althaia possui hoje um sistema financeiro que é inteiramente manual. Rodrigues aposta que uma simples geração de SPED, por exemplo, reduzirá de 1 semana para algumas horas, depois dos sistemas implementados.

“Optamos por iniciar os dois grandes projetos, do ERP e do software fiscal, nesse momento, pois a Althaia possui clientes de peso hoje no mercado e isso nos impulsiona a melhorar cada vez mais nossos processos”, complementa o executivo.

A Althaia possui menos de três anos no mercado, até porque todos os produtos desenvolvidos são aprovados e certificados dentro dos padrões mais rígidos de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e isso requer prazos mais longos. De toda maneira, a ambiciosa companhia, que é 100% brasileira desenvolve medicamentos para grandes players do mercado farmacêutico. Segundo o diretor comercial da Lumen IT, Régis Lima, a Lumen IT opera em seus clientes com o controle das informações contábeis de uma ponta a outra, viabilizando a automatização do processo fiscal em sua totalidade. O projeto que está sendo desenvolvido na Althaia requer processos que são avaliados com extrema qualidade pelos profissionais da Lumen IT. “Assim como a Althaia mantém rigorosos padrões de qualidade e opera com inúmeros dados fiscais, estamos trabalhando e checando cada detalhe minuciosamente para que possamos deixar a Althaia inteiramente informatizada com o Fisco”, finaliza o executivo.