São Paulo, janeiro de 2013 – A partir deste ano, a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) terá uma nova categoria de hospitais-membro, além dos associados: serão os hospitais afiliados. Com o objetivo de conscientizar e estimular ainda mais os hospitais, bem como as demais entidades do setor, sobre a importância da acreditação hospitalar para a qualidade assistencial e segurança do paciente, a entidade está lançando seu Programa de Incentivo à Qualificação, do qual poderão participar hospitais sem acreditação ou em processo. Acreditação é um método de estímulo, avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, realizada por organizações não governamentais credenciadas para este fim.
Até o final de 2012, um dos critérios exigidos para fazer parte da ANAHP era que o hospital tivesse Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA III) ou uma Acreditação Internacional – Joint Commission International (JCI), Accreditation Canada ou National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO).
Com esta nova categoria, os hospitais afiliados também poderão participar das atividades da Associação. Além de manter grupos de trabalho voltados para a representatividade política e institucional do setor, a ANAHP se empenha na geração de conhecimento, com a publicação dos indicadores operacionais, econômico-financeiros e assistenciais, na produção de livros para disseminar as melhores práticas assistenciais e de gestão de pessoas para o mercado.
“Essa iniciativa coincide com os objetivos que pautam a existência da ANAHP de promover a melhoria contínua da qualidade dos serviços, criando condições para sua certificação, além de agregar à cultura brasileira, o conceito de saúde como um valor maior”, reforça Francisco Balestrin, presidente do conselho de Administração da ANAHP.
Os novos integrantes terão um prazo de quatro anos para concluir um dos processos de acreditação. De acordo com os dados do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), em dezembro de 2012, no Brasil havia 6.292 estabelecimentos com atendimento tipo internação. No entanto, somente 222 hospitais, ou 3,5%, possuíam algum tipo de acreditação (fonte: levantamento ANAHP dez/12).
Sobre a ANAHP – A Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país, com ou sem fins lucrativos, em âmbito nacional. Criada em 2001, surgiu para defender os interesses e necessidades do setor e expandir as melhorias alcançadas pelas instituições privadas, favorecendo a todos os brasileiros.
Vem contribuindo efetivamente com a discussão de temas fundamentais para a sustentabilidade do sistema, como qualificação e remuneração, frente às agências reguladoras do setor de saúde, além de promover ações que transcendem os interesses das instituições associadas, fortalecendo o relacionamento setorial e contribuindo para a reflexão sobre o papel da saúde privada no País.