O Centro de Ensino e Treinamento em Emergências de Campinas (CETE-Campinas) vai realizar, nos dias 1º e 2 de dezembro, o Curso ACLS – Suporte Avançado de Vida, para médicos da Cooperativa de Anestesiologistas de Ribeirão Preto. Serão 32 profissionais que vão participar do treinamento, com carga horária de 16 horas. “O objetivo principal é capacitar os cooperados para garantir a qualidade de atendimento ao paciente”, afirma o diretor-presidente da COOPANESTRP, Alexandre Maitto Caputo. Ele destaca que, a partir do curso, os médicos criarão um código de conduta que será utilizado nos oito hospitais em que os anestesiologistas atuam.
O diretor do CETE-Campinas, Dr. Maurício Serafim, ressalta que os treinamentos surgiram da necessidade de profissionais qualificados no atendimento de emergências cardiovasculares, uma vez que o número de mortes relacionadas a doenças cardíacas cresce assustadoramente no mundo. “Se seguido de forma correta, o protocolo de atendimento aumenta as chances de sobrevida das vítimas, reduzindo o número de óbitos, além de diminuir os danos decorrentes do mal súbito”, acrescenta.
O Curso ACLS – Suporte Avançado de Vida consiste em ensinar manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em adultos, com o uso de bonecos especiais; aplicação de choque elétrico com Desfibrilador Manual e Externo Automático (DEA); fará o reconhecimento e condução terapêutica de situações com grave risco de vida, tais como Infarto do Miocárdio, Arritmias Cardíacas e AVC; manipulação de fármacos e acessos para sua utilização, além da utilização de equipamentos de ventilação.
Além dos cursos ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia e BLS – Suporte Básico de Vida, focado em profissionais da saúde, o CETE está ampliando os treinamentos de primeiros socorros in-company, ou seja, dentro de empresas de diversos setores, além de abrir o primeiro curso para leigos que lidam com doentes, realizado na Maternidade de Campinas. Nos cursos, são utilizados equipamentos modernos e especiais, como manequins com simuladores e desfibriladores externos automáticos. Isso aliado a instrutores altamente treinados e credenciados, de acordo com as regras e especificações da American Heart Association (AHA), dando o máximo de realismo ao treinamento. O Curso ACLS do CETE é credenciado pela American Heart Association e segue todas as suas diretrizes. Os alunos receberão carteira de certificação reconhecida pela AHA válida por dois anos.
O CETE-Campinas é um sitio de treinamentos credenciado e filiado à Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo- SOCESP que emite as certificações através da American Heart Association – AHA e audita a qualidade dos nossos treinamentos. Ministramos cursos em Campinas e em todo território nacional.