Hospital de Uberlândia–MG realiza o exame, por meio do PET-CT

O diagnóstico da presença e do grau das estenoses das artérias do coração, por muito tempo, só era possível quando o paciente apresentava algum problema. O cateterismo cardíaco – método invasivo – era o único exame utilizado para avaliar se o indivíduo havia alguma obstrução das artérias que levam sangue ao coração e, consequentemente, detectar um maior risco do indivíduo em apresentar um infarto do miocárdio.

Com a evolução da medicina, especialmente da tecnologia médica, essa realidade já é diferente. Por meio do aparelho PET-CT desenvolvido pela SIEMENS – voltado também para a medicina nuclear -, os cardiologistas, através de imagens em três dimensões, têm a possibilidade de detectar a doença, realizando uma avaliação não invasiva das artérias coronárias.

O Hospital e Maternidade MadreCor de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, passou a oferecer, recentemente, esse exame que é denominado angiotomografia das coronárias. A instituição adquiriu o aparelho PET-CT que é capaz de realizar também este novo exame. O Hospital ainda montou uma estrutura especial para dar suporte aos pacientes, desde a aquisição de softwares específicos à equipe multidisciplinar devidamente treinada. “É uma grande evolução, pois agora fazemos um diagnóstico precocemente de uma forma ainda mais segura por ser menos invasiva”, avalia o coordenador do setor de cardiologia da instituição, Dr. João Lucas O´Connell.

A angiotomografia das coronárias é um exame de imagem. Segundo explica O´Connell, aplica-se um contraste no paciente e, sem a necessidade do uso de cateteres interarteriais, avalia se existe alta quantidade de cálcio ou a obstrução das artérias. “O exame dura em torno de 30 minutos, sendo que o paciente permanece outros 30 minutos em observação, após a realização do exame. Depois de 1 hora, ele já está liberado para voltar para a casa ou ao trabalho”, acrescenta o cardiologista.

Na opinião do médico, o exame quando é negativo, significa que há uma baixíssima chance de ocorrência de complicações cardiovasculares no decorrer dos próximos anos. “A angiotomografia das coronárias pode ser usada para complementar o check-up cardiológico do paciente. É um excelente exame que pode ser feito rotineiramente a cada dois ou três anos, como forma de prevenir doenças cardiovasculares”, opina.

A angiotomografia de coronárias vem complementar o arsenal diagnóstico e terapêutico no setor de cardiologia do MadreCor que também conta com aparelhos de última geração para a realização de exames como: eletrocardiograma; teste ergométrico; monitorização ambulatorial da pressão arterial – MAPA; holter de 24 horas; ecocardiograma com doppler colorido; ecocardiograma de estresse farmacológico, eco trans-esofágico; duplex scan vascular; estudo eletrofisiológico; avaliação da viabilidade miocárdica cateterismo cardíaco e arteriografias de vasos extra-cardíacos.