Quem tiver mais de 30 anos de idade e passar pela Praça Osório, no centro de Curitiba, nesta terça-feira (26), poderá verificar o estado de sua saúde bucal. A ação faz parte da 25ª edição da Campanha de Prevenção d0 Câncer Bucal do Hospital Erasto Gaertner, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe estará no local, das 8h às 17h, para prestar informações sobre a doença e realizar exames gratuitamente.

Entre as ações programadas estão: exames clínicos com finalidade de diagnóstico; orientações sobre o autoexame e cuidados necessários para a prevenção da doença; distribuição de material informativo; e encaminhamento dos pacientes de casos suspeitos através das unidades de saúde para avaliação mais detalhada nos centros especializados, como o Hospital Erasto Gaertner.

De acordo com Laurindo Moacir Sassi, chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner e coordenador da Campanha, 20% da população do Paraná não tem conhecimento sobre a existência do câncer de boca. “Esse índice de desinformação é muito alto”, diz.

O especialista explica que a doença afeta tanto os lábios como o interior da cavidade oral. Para identificar lesões, devem ser observadas alterações em gengivas, bochechas, céu da boca, língua e amígdalas, sendo o autoexame uma importante ferramenta para essa identificação. “Qualquer machucado na boca que dure mais de 15 dias merece avaliação de um profissional”, ressalta Sassi.

Fatores – A população masculina é a mais acometida pelo mal, principalmente a acima dos 40 anos. Fumo, álcool, exposição ao sol sem proteção, má higiene bucal e fatores traumáticos (como e uso de próteses dentárias mal ajustadas) são alguns dos fatores que contribuem para o aparecimento da doença.

“O diagnóstico precoce do câncer bucal é fundamental para aumentar as chances de cura do paciente”, lembra Sassi.

Serviço:

25ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal

Dia: 26 de novembro de 2013

Horário: das 8h às 17h

Local: Praça Osório