Com objetivo de conscientizar a população sobre a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos, a Novartis, em parceria com o Grupo Retina Brasil, está aproveitando a semana em que se comemora o Dia dos Avós (26.06) para alertar sobre a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) no Facebook. São 28 e-cards com diferentes tipo de avós que estão sendo disseminados pela rede social. Quem compartilha seu e-card favorito, também divulga uma mensagem educativa sobre a DMRI e um link para a Tela de Amsler, teste simples que auxilia na detecção precoce de doenças da retina e que deve ser realizado pelas pessoas com mais de 50 anos.

A ação pode ser compartilhada pela fan page do Grupo Retina Brasil no Facebook: http://migre.me/a0M7N

DMRI

Atualmente é a principal causa de cegueira na população com mais de 60 anos, atingindo cerca de 30 milhões de pessoas no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV)1. A DMRI afeta a visão central, levando à perda incapacitante da visão em pouco tempo, se não for tratada precocemente. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, por isso, os médicos recomendam que as pessoas acima de 50 anos consultem anualmente um oftalmologista ou um retinólogo, médico especialista em retina. O único fator de risco comprovado hoje é o envelhecimento.

Fonte: 1 Parecer da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo – Degeneração Macular Relacionada à Idade: Diagnóstico e Terapêutica

Disclaimer

As informações contidas neste texto têm caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir as orientações médicas. O médico deve sempre ser consultado a fim de prescrever o tratamento adequado.