Pediatras, endocrinopediatras e endocrinologistas estarão reunidos neste sábado, 25/08, em Campinas, para participar do “GH Meeting”, encontro promovido pela Merck Serono, divisão farmacêutica de produtos biotecnológicos da alemã Merck, que visa atualizar os especialistas sobre dois assuntos: tratamento de crianças ‘Pequenas para Idade Gestacional (PIG)’ e o uso de probióticos em crianças com diarreia.
O evento terá a participação do Dr. Renato Dahab, médico especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade de São Paulo; Dr. Durval Damiani, Professor livre-docente, chefe da Unidade de Endocrinologia Pediátrica do ICr – HC – FMUSP, além de ser membro do Depto. de Endocrinologia Pediátrica da SBP e editor sênior do International Journal of Pediatric Endocrinology; e Dra. Elizete Lomazi, Prof. Dra. em Saúde da Criança e do Adolescente na UNICAMP, Coordenadora do Laboratório de Pesquisas Clínicas em Gastropediatria e Motilidade Digestiva em Crianças.
O diagnóstico de uma criança PIG – Pequena para Idade Gestacional –, quando o bebê tem peso e/ou tamanho abaixo do considerado normal, é feito no momento do nascimento. O termo comum entre a classe médica é pouco conhecido entre os leigos. As consequências para o não acompanhamento cuidadoso das crianças com esse diagnóstico podem resultar não só na baixa estatura como em alterações metabólicas que podem acometer o desenvolvimento do indivíduo.
Diversas causas podem culminar no nascimento de uma criança PIG, explica o Dr. Renato Dahab, que será moderador do seminário. “Um conjunto de fatores que acontece principalmente no terceiro trimestre gestacional pode levar ao retardo do crescimento intra-uterino e ao nascimento de recém-nascidos PIG. Essas causas maternas, somadas ou não, estão associadas ao alcoolismo, desnutrição materna, tabagismo, diabetes, nefropatias crônicas e outras doenças”, enumera.
O especialista acrescenta que “o tratamento é feito com hormônio do crescimento (hGH), que além de promover o crescimento linear, leva a melhora dos níveis de colesterol total e LDL, ao aumento de massa magra, a diminuição da massa gordurosa e do índice de massa corporal, minimizando os riscos de a criança desenvolver obesidade, aterosclerose e diabetes no futuro”.
Neste processo, os pais têm papel primordial no acompanhamento das crianças PIG ou com deficiência de hormônio de crescimento. “Eles devem estar atentos, comparar a estatura dos filhos a de outras crianças, e questionar ao pediatra a baixa estatura desde o nascimento. Mesmo com a estatura dos pais abaixo do padrão, eles devem ser informados de que o tratamento correto com reposição de hGH pode melhorar a estatura do filho”, enfatiza Dr. Dahab.
Se a curva de crescimento está abaixo do percentil 3, se a idade óssea está atrasada e a velocidade de crescimento abaixo de 5 cm ao ano, identifica-se a necessidade de investigar detalhadamente e possivelmente aderir ao tratamento com hGH, segundo Dahab.
O seminário também vai discutir o tratamento da diarreia com probióticos, que permitem a cura mais rápida e eficaz em pediatria. Os probióticos são organismos vivos que, administrados em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde do hospedeiro, já que atuam na restauração da flora intestinal em desequilíbrio. O Saccharomyces boulardii é uma levedura que vem sendo utilizada como probiótico desde a década de 1950, em países europeus, na prevenção e no tratamento da diarreia. O probiótico Saccharomyces boulardii tem também eficácia comprovada cientificamente para evitar a diarreia associada a antibióticos.
“O uso de probióticos é receitado a partir dos seis meses de idade em caso de diagnóstico de diarreia infecciosa, constipação intestinal, H.Pylori, entre outras causas. Um dos mecanismos de ação é impedir a aderência dos agentes patógenos na parede intestinal e, dessa forma, melhora a imunidade e protege de inflamações”, explica Dr. Dahab.
GH Meeting – Atualização em Hormônio de Crescimento e Probióticos no Tratamento da Diarreia
Data: 25/08/2012, das 9h30 às 11h45
Local: Hotel Vitória Concept
Endereço: Av. José de Souza Campos, 425 – Cambuí, Campinas/SP
A Merck
A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.
Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. A receita total do grupo em 2010 cresceu 20%, chegando a € 9.3 bilhões. No segundo trimestre de 2011, com um total de € 2.6 bilhões da receita, obteve crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2010.
A Merck atua no Brasil desde 1923 e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do país, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.
A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono – de medicamentos de prescrição, Produtos de Consumo e Genéricos. Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.
A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.