Sem dúvidas, exercitar o corpo regularmente é uma prática muito recomendada a todos, não importa a idade ou a forma física de cada um. O exercício é um estímulo saudável ao corpo e à mente e uma possibilidade de aliviar as tensões negativas e o estresse, além de prevenir o aparecimento de doenças.
Segundo o diretor médico e ortopedista do Hospital Daher, Dr. Wilson Bomfim: “Um bom exemplo de atividade física é a caminhada. Caminhar exercita os ossos e a musculatura, o que melhora o desempenho do coração e do pulmão e evita osteoporose e problemas cardíacos”. De acordo com Dr. Bomfim, os exercícios, além de prevenir doenças, podem também, ser coadjuvantes em tratamentos clínicos.
Um estudo feito com ratos, divulgado pela Universidade do estado de Illinois (EUA), em abril de 2012, garante que o exercício físico ajuda até mesmo na produção de novas células cerebrais, principalmente na parte responsável pela memória. De acordo com o estudo, no entanto, para que elas se conectem com o resto da rede de neurônios, deve haver estímulos com o aprendizado de novas tarefas. O que significa que o ideal é exercitar o corpo e a mente, prevenindo-se de males como alzheimer e outras doenças degenerativas.
No entanto, é importante saber que as atividades físicas variam de pessoa para pessoa, dependendo da idade e da capacidade física de cada uma, especialmente, se elas estiverem associadas ao tratamento de alguma doença. Dr. Bomfim afirma que é importante uma avaliação clínica: “Colocar pessoas de diferentes naipes para fazer o mesmo exercício pode trazer problemas”. Ele explica: “As articulações, em especial os joelhos, sofrem muitos danos com a prática de exercícios inadequados. Em caso de excesso de peso, por exemplo, cada quilo a mais em um corpo é refletido de quatro a seis vezes sobre o joelho. Neste caso, a caminhada não é indicada, mas sim, a natação”.
Portanto, não basta começar a fazer um exercício qualquer. O ortopedista indica o exercício físico regular a todos os seus clientes e até aos amigos e familiares, porém, só após uma avaliação física para identificar as limitações de cada pessoa e o tipo de atividade ideal para ela.