Elevar a autoestima dos pacientes em tratamento contra o câncer; fortalecê-los física e emocionalmente para enfrentar a doença, contribuindo para que resistam melhor às terapias realizadas; e proporcionar a eles momentos de relaxamento e de troca de experiências.
Ações como essas podem ser úteis para reduzir a depressão e melhorar as respostas de um paciente oncológico ao tratamento , além de fornecer mais qualidade de vida durante o período da doença. Sabendo disso e buscando oferecer assistência integral ao paciente com câncer, a Unimed Oncologia, unidade da Unimed Vitória com foco no tratamento oncológico, acaba de lançar o Programa Viva Melhor.
As atividades começam ainda no mês de março e envolvem oficinas, palestras e terapias de grupo, com foco em temas como ajuda mútua, auto-estima, relaxamento e qualidade de vida. A cada mês, um tema norteará as atividades, permitindo uma série de experiências lúdicas.
A lista é extensa e inclui exercícios de respiração e alongamento, mas também prevê contato com as artes em suas diversas formas, como poesia, cinema, fotonovela, pintura, vídeo.. “A proposta é que os pacientes não sejam apenas espectadores. Ao contrário, que produzam arte a partir de suas próprias histórias de vida, desejos, sonhos, experiências”, explica a médica Caroline Secatto, da equipe de oncologistas da Unimed Oncologia.
No mês de abril, para se ter ideia, o tema “Descobrimento do Brasil” será o mote do trabalho, com oficinas focadas nas descobertas pessoais, no aprendizado, no auto-conhecimento. Haverá espaço ainda para atividades com foco na autoestima e na beleza, incluindo oficinas de maquiagem e até desfile.
Para a médica, a iniciativa é parte da proposta da Unimed de oferecer num mesmo lugar tratamento integrado e multidisciplinar ao paciente, entendido em todas as suas dimensões.
Segundo Caroline, o que se quer é evitar algo que é comum nos casos de quem é vítima de câncer: o distanciamento do próprio corpo, e uma conseqüente redução nos cuidados com alimentação, exercícios e aparência, o que pode ter efeito muito prejudicial.