São Paulo, abril de 2013 – O Instituto do Fígado da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br), em parceria com a Roche, inicia em abril a “Campanha de Prevenção e Combate à Hepatite C”. Durante uma semana, a população poderá realizar gratuitamente o teste de hepatite C em um stand que será montado na Instituição especialmente para a ação. Em caso da detecção do vírus, o paciente será orientado e encaminhado para atendimento especializado na rede pública ou particular, conforme cada caso.
A ação faz parte de um projeto social que tem como intuito auxiliar no diagnóstico da população que não tem acesso a este tipo de exame. A transmissão do vírus da hepatite C (VHC) ocorre pelo contato com sangue infectado, mas não é transmitido através de espirro, contato social, leite materno, uso compartilhado de pratos, talheres, comida e bebida. Atitudes preventivas como o uso de preservativo e não compartilhamento de objetos de higiene pessoal como alicates de unha, escova de dente, barbeadores, além de instrumentos cortantes, é a melhor forma de se proteger.
A hepatite C é uma inflamação do fígado que pode ser assintomática até fases avançadas da doença. O VHC foi descoberto apenas na década de 80, resultado disto é que hoje encontramos milhares de pacientes infectados que foram contaminados há duas ou três décadas. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3% da população mundial pode estar infectada com o vírus da hepatite C. Anualmente mais de 350 mil pessoas morrem de doenças relacionadas ao VHC. Na região Sudeste, a prevalência da hepatite C é de 1,38% na população geral.
O público-alvo da campanha são pessoas entre 40 e 70 anos de idade ou que possuem histórico de tatuagem ou piercing, transplante de órgãos e usuários de drogas injetáveis. Pessoas que fizeram transfusão de sangue ou com muitos parceiros sexuais também devem realizar o teste.
“Campanha de Prevenção e Combate à Hepatite C”
Data: De 8 a 12 de abril de 2013
Local: Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo
Endereço: Rua Maestro Cardim, 769 – Bela Vista
Horário de atendimento: das 7h às 16h.
Sobre o Instituto do Fígado
O Instituto do Fígado da Beneficência Portuguesa de São Paulo é o maior e mais moderno núcleo especializado em doenças hepáticas do Brasil. A unidade, inaugurada no final de 2012, oferece 32 leitos e pretende implantar outros oito nos próximos meses. O local contará com um aparelho inédito no Brasil, o GPS do fígado, usado em cirurgias para extração de câncer, mesmo os iniciais. O aparelho permite ao cirurgião visualizar o órgão em três dimensões, além de conseguir retirar tumores a partir de cortes com um centímetro de diâmetro, com precisão. Dependendo da localização do câncer, é possível que o procedimento seja feito com pequenos cortes com o diâmetro de uma agulha. O novo centro de tratamento conta com profissionais renomados e sua equipe está preparada para tratar todos os tipos de doenças hepáticas, como esteatose, cirrose, câncer, entre outras, além de realizar transplantes.