A Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.beneficencia.org.br) participa do Congresso SOLACI–SBHCI 2013, promovido pela Sociedade Latino-americana de Cardiologia Intervencionista e pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. O evento acontece entre os dias 24 e 26 de julho no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e pretende reunir três mil participantes de diversos países.
No último dia de congresso, a equipe do cardiologista intervencionista José Armando Mangione, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, realizará três procedimentos de intervenção coronária percutânea na Hemodinâmica do hospital que serão transmitidos para o centro de convenções.
Um dos casos será de um paciente com angina de peito que apresenta oclusão crônica de uma artéria coronária, e este procedimento terá a participação do médico Shigeru Saito do Hospital Kamakura (Japão), que é um especialista neste tipo de situação.
Os outros procedimentos liderados pelo Prof. Mangione serão de pacientes portadores de lesões calcificadas e do tronco da coronária esquerda, que apresentam maior dificuldade de tratamento. Para estes casos serão utilizadas as técnicas mais adequadas e atuais que englobam o uso do rotablator e do ultrassom intracoronário.
Durante estas apresentações também será utilizado o método da reserva de fluxo fracionada (FFR), que é capaz de identificar quais as obstruções que produzem isquemia miocárdica, e necessitam de tratamento. Esta tecnologia é aplicada em pacientes que apresentam obstruções moderadas das artérias coronárias.