Projeto desenvolvido para analisar os efeitos de um treinamento psicofisiológico sobre a redução de estresse em 32 sujeitos, empregados de uma pequena empresa inovadora incubada num centro de incubação e empreendedorismo, em São Paulo.
O programa, com duração de 13 semanas, constava de atividades de treinamento cardiovascular-respiratório de 10 a 20 minutos/diários, solo e monitorado por facilitador treinado. Como ferramenta de monitoramento e treinamento foi utilizada um programa biofeedback cardiovascular focado na frequência de ressonância cardiorrespiratória máxima (coerência cardíaca). Coerência cardíaca é um estado psicofisiológico único, observado no traçado do eletrocardiograma, resultado do equilíbrio do sistema nervoso autônomo.
A avaliação pré e pós-intervenção revelou expressiva redução de estresse analisado pela Escala de Estresse no Trabalho (EET): o estresse máximo reduziu em 62% e o estresse mínimo (eustresse) aumentou em 52%. Os sujeitos relataram, ainda, aumento na estabilidade emocional (96%), redução de estresse emocional de 44%, melhora nos relacionamentos pessoais e profissionais (40%). O estudo revelou, ainda, os principais agentes estressores atuantes na organização. Treinamento no estado de coerência cardíaca monitorado por biofeedback cardiovascular é um valioso instrumento complementar-integrativo para redução de estresse por autorregulação simpático-vagal, útil para ser utilizado também nas empresas.
A importância deste trabalho reside em demostrar que é possível reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida e bem-estar em empresas por autorregulação fisiológica e sem uso de fármacos.
O trabalho, na integra, está disponibilizado no campo UPLAOD DE IMAGEM.