O presidente científico da Biolab destacará como essa troca de conhecimentos contribui para impulsionar a área de pesquisa e inovação, como no desenvolvimento do 1° fotoprotetor solar fator 100 com nanotecnologia do Brasil.

Com um mercado cada vez mais competitivo em todos os setores da economia, um dos desafios é como impulsionar a inovação para que o desenvolvimento de novas soluções se torne possível. Por isso, tendo como foco principal a discussão sobre como ampliar essas possibilidades de inovação no Brasil, será realizado em São Paulo o Seminário “Inovação: Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento”. O evento, que reunirá representantes de empresas de diversos segmentos, terá a Biolab Farmacêutica como único representante do setor para compartilhar suas experiências na área.

No momento em que esses representantes debaterão o que pode ser feito pelo governo e sociedade para ampliar esse processo, o presidente científico da farmacêutica, Dante Alario Jr, no painel sobre “Investimentos: A Importância da Integração entre Universidade e Empresa”, destacará como o conhecimento, considerado o principal ativo competitivo das organizações, se transforma em diferencial competitivo, podendo ser potencializado quando a empresa e universidade se unem.

“Podemos destacar como vantagens para as empresas, dentre outras, a melhoria da qualidade do produto, acesso à nova pesquisa e um relacionamento progressivo com a Universidade para recrutar graduados”, destaca Dante Alario Jr. E completa: “Já para as universidades, os benefícios dessa parceria envolvem desde o aumento de fundos para pesquisa acadêmica, testar a aplicação prática dessa pesquisa, e também almejar práticas oportunidades de negócios”.

O presidente científico apontará ainda alguns diferenciais nessa relação. “Por fazer parte da cultura de disseminação do conhecimento das universidades, elas priorizam a publicação de suas pesquisas. Ao contrário das empresas, que enfatizam a importância das patentes, para evitar que os resultados de suas descobertas sejam acessados facilmente”.

Resultado – Um dos resultados dessa relação entre empresa-universidade para a Biolab foi o desenvolvimento do primeiro fotoprotetor fator 100 do mercado, o Photoprot FPS 100, produto totalmente desenvolvido no Brasil, resultante da parceria entre a farmacêutica e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O produto combina três agentes nanoencapsulados: dois filtros solares orgânicos – a Avobenzona e o Octocrileno, responsáveis, respectivamente, pela absorção da radiação UVA e UVB; e o óleo de Buriti, que atua como um importante agente antioxidante e emoliente. Junto a estes princípios ativos, a vitamina E realiza ação antioxidante que auxilia na prevenção do envelhecimento da pele.

Sobre o evento – O Seminário “Inovação: Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento” acontece no dia 04 de outubro, a partir das 9h, no Hotel Intercontinental, em São Paulo (SP). A proposta é reunir empresários, investidores, executivos, profissionais do setor, formadores de opinião e sociedade em geral para discussão sobre o que pode ser feito para ampliar as plataformas de inovação brasileiras.