A Biolab Farmacêutica anuncia a realização de pesquisas para desenvolvimento de um medicamento, inédito no mercado global, voltado à prevenção e ao controle de doenças do intestino – especialmente a diarreia, um mal que acomete cerca de 1,5 milhão de pessoas em países pobres ou em crescimento, como o Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para esse projeto, a empresa buscou a parceria de um especialista internacional, o Dr. Ferid Murad, Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1998 por seu trabalho sobre o óxido nítrico.
“A Biolab mantém dezenas de parcerias com instituições públicas e privadas no Brasil, incluindo universidades e centros de pesquisas. Esta é uma marca da empresa, cuja filosofia é buscar a inovação, colocando à disposição do mercado linhas de produtos avançados e com novos mecanismos de atuação. O Dr. Ferid Murad é um pesquisador reconhecido internacionalmente por seus trabalhos ligados às doenças intestinais e sabemos que essa classe de enfermidades – especialmente a diarreia e a síndrome do cólon irritável – envolve grandes desafios em países como o Brasil, América Latina, África ou que enfrentam desastres naturais, como terremotos”, ressalta Dante Alario Jr., cientista chefe e acionista da Biolab.
“O grande problema das diarreias é a qualidade da água”, explica o Dr. Ferid Murad. Ele estuda as doenças intestinais há mais de 30 anos e entende que o maior desafio da medicina atualmente é desenvolver medicamentos práticos que atuem com eficácia e rapidez contra as enfermidades. “As diarreias são provocadas por diferentes agentes e interferem no organismo também de múltiplas formas. Nosso foco é um medicamento que corte rapidamente esse ciclo, por meio do GMP cíclico, mensageiro secundário envolvido como modulador de processos fisiológicos”, ressalta.
As análises pré-clínicas para o desenvolvimento desse novo medicamento começaram há cerca de um ano. “Agora estamos prontos para os próximos passos em parceria com a Biolab”, informa o cientista. A expectativa é que os estudos clínicos comecem no início de 2013 e as primeiras conclusões sejam conhecidas em dois anos. “Leva tempo para atingir os objetivos propostos – aliás, em ciência não é possível prever o sucesso -, mas as possibilidades são realmente animadoras porque estamos dando continuidade a pesquisas que já consumiram bastante tempo”, assinala.
“Estamos muito confiantes. É um projeto de open inovation ao mesmo tempo fascinante e desafiador, que envolve multidisciplinaridade e parceiros com objetivos complementares”, completa o dr. Dante Alario Jr., da Biolab.
Sobre a Biolab
A Biolab é uma indústria farmacêutica 100% brasileira que desenvolve, produz e comercializa medicamentos inovadores. Dez por cento do faturamento anual da companhia são investidos em Pesquisa e Desenvolvimento. Líder no segmento de Cardiologia, o foco da Biolab são os medicamentos sob prescrição médica. Atua ainda nas áreas de Ginecologia, Dermatologia, entre outras. Por três anos consecutivos, a Biolab vem conquistando o prêmio da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – como melhor empresa em visitação médica. Conta com mais de 2 mil funcionários, sendo 250 deles dedicados à Inovação e 1000 profissionais na Força de Vendas. A empresa oferece portfólio composto por mais de 100 produtos.
www.biolabfarma.com.br