Com o início das operações previsto para janeiro de 2008, o Instituto Ludwig em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, localizado em São Paulo, inicia uma bateria de estudos na área da saúde.

Para começar, a instituição sem fins lucrativos estudará o desenvolvimento de uma vacina terapêutica para o HPV, doença associada ao câncer de colo de útero.

O diferencial da nova vacina é que diferentemente das demais, ela poderá eliminar as células infectadas pelo HPV, mesmo sem nenhum sinal cancerígeno, bem como as células que já se transformaram em tumores. “A expectativa não é de que ela funcione em um câncer já estabelecido, mas poderá vencer pequenos tumores e pequenas lesões do vírus”, explica Luisa Lina Villa, diretora da unidade do instituto no Brasil.

Segundo Luisa, os estudos poderão gerar algum resultado para a análise de aplicação em mulheres daqui há dois anos.

A vacina já foi avaliada em laboratórios, na Alemanha, e em animais, nos Estados Unidos. Para Joaquim Gama, especialista no assunto no Brasil, os estudos do instituto no hospital Oswaldo Cruz contribuíram de forma direta no trabalho de pesquisas em câncer.

A metodologia utilizada pelos mais de 65 pesquisadores que estarão instalados no hospital será a PCE, na qual há uma amplificação do material genético, de forma que se pode encontrar um célula cancerígena em meio a 10 mil células.

Quanto ao preço da futura vacina, os cientistas apostam em algo em torno de U$ 10 por dose.

Leia mais

Instituto Ludwig cria banco de tumores em SP

Hospital Oswaldo Cruz investe em P&D para o câncer