A chegada ao mercado de um laser específico para cirurgia de catarata deve se tornar um divisor de águas no tratamento da doença que atingirá cerca de 40 milhões de pessoas no mundo até 2020. Trata-se do LenSx®, que já desembarcou em Brasília, mais precisamente no Hospital Oftalmológico Pacini em parceria com ICB, pioneiros na introdução de inúmeras tecnologias.

Liberado pela Anvisa, o equipamento oferece nível de precisão e previsibilidade inatingíveis pelo procedimento-padrão, até então executado manualmente. “A aplicação do laser de femtossegundos já foi tema de importantes trabalhos apresentados na Reunião Anual da Academia Americana de Oftalmologia. Todos foram positivos quanto aos benefícios”, destacam Dr. Leopoldo Pacini e Dr. Leonardo Akaishi, diretor médico do Hospital e do ICB respectivamente.

O Que Muda – O equipamento oferece planejamento cirúrgico tridimensional: “O laser mede a córnea e o cristalino do paciente e computa as imagens para que as incisões sejam personalizadas”, descrevem Dr. Leopoldo Pacini. O cristalino – lente natural do olho – é previamente fragmentado pelo laser, o que demanda menor energia para sua retirada. Em seguida, através de uma capsulotomia circular perfeita, é inserida a nova lente.

Correções associadas podem ser realizadas com o tratamento da catarata a laser. Lentes intraoculares podem atuar sobre a miopia ou a hipermetropia. Já as lentes multifocais chegam a sanar simultaneamente problemas para ver de perto e de longe. Há ainda as lentes tóricas, que corrigem os defeitos relacionados ao astigmatismo. Com o uso do laser, a recuperação torna-se mais rápida, há menos chances de complicação e, por consequência ,com melhores resultados.