Com o intuito de alertar a população sobre a importância de diagnóstico precoce, o Instituto Espaço de Vida realiza a Campanha de Adesão ao Tratamento e Diagnóstico da Acromegalia, doença ocasionada pela produção em excesso do hormônio do crescimento (GH) que altera algumas partes do corpo. Entre os dias 23 a 29 de setembro, serão distribuídos materiais informativos sobre diagnóstico e tratamento nos centros de referência com o propósito de chamar a ate nção pública para doença em todo o país. Também será realizada uma forte mobilização nas redes sociais para auxiliar a população a conhecer a doença e ficar atenta aos sintomas, assim vídeos com relato de histórias reais de pacientes serão divulgados para sensibilização da população.

“A acromegalia é uma doença de evolução lenta, que infelizmente não é diagnosticada ou o diagnóstico é muito tardio. Quanto mais cedo ela for detectada melhor a resolução das suas complicações”, explica dr. Marcello D. Bronstein, chefe da Unidade de Neuroendocrinologia do Hospital das Clínicas. O médico também alerta que na acromegalia não tratada, a mortalidade é aproximadamente três vezes maior do que na população geral; este número pode ser corrigido pelo tratamento adequado, de preferência precoce.

Sintomas

A acromegalia (acro = aumento; megalia = extremidades), tem como principais sintomas:

· Crescimento de mãos e pés, língua, ossos da face;

· Espaçamento e perda dos dentes;

· Aumento do nariz, tórax, lábios, mandíbula;

· Dores articulares e de cabeça;

· Diabetes;

· Alterações respiratórias, neurológicas e oftálmicas;

· Pressão alta;

· Aumento de tireoide.

Tratamento

A adesão ao tratamento é fundamental para manter a doença controlada. Há medicamentos para o tratamento que são distribuídos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), como o octreotida (Sandostatin), que regula a produção do hormônio responsável pelo crescimento. “Houve evolução no tratamento, tanto nas técnicas cirúrgicas como nos medicamentos, e até mesmo na radioterapia, quando necessária”, disse Bronstein.

Christine Battistini, fundadora do Espaço de Vida, destaca que vários fatores contribuem para que uma pessoa tenha problemas de crescimento, desde a herança genética até mudanças na produção de hormônios. “Uma vez que se note qualquer alteração física, o paciente deve procurar imediatamente assistência médica, pois em casos da confirmação de acromegalia o tratamento deve ser iniciado imediatamente, o que pode evitar complicações diabéticas e insuficiência cardíaca”.

O Instituto Espaço de Vida oferece apoio aos pacientes por meio de sua equipe de farmacêuticos, psicólogos e advogados além de canais de contato como:

Site: www.espacodevida.org.br

Blog: https://acromegalia.wordpress.com

Facebook: https://www.facebook.com/acromegalia.evida

Principais Centros de Referência que receberão o material da Campanha de Adesão do Instituto Espaço de Vida.

Centros de Referência Acromegalia

Hospital de Clínicas – HC POA Porto Alegre- RS

Santa Casa Porto Alegre- RS

UNIFESP – Universidade Federal de SP

Santa. Casa de SP

IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual/ SP

Santos – Hosp. Guilherme Alvaro

Hospital das Clinicas de SP

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Rib. Preto/USP

Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Faculdade de Medicina de Marília (Famema) Marília – SP

UNESP de Botucatu – SP

Hospital de Base de São José do Rio Preto

Hospital Regional de P. Prudente – SP

UFTM Uberaba – MG

UFU Uberlândia – MG

Cenpr – Centro de Estudos de Neuroendócrino do Paraná

Hospital Universitário de Florianópolis

Hospital das Clínicas de CURITIBA

IEJE – Instituto de Endocrinologia de Joinville/SC

Hospital das Clínicas de Londrina

HOSPITAL NEREU RAMOS – Florianópolis

Conjunto Hospitalar de Sorocaba

Hospital São Luiz Gonzaga – RS

DRS Várzea do Carmo – SP

DRS Vila Mariana – SP

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – Rio de Janeiro

Hospital Federal de Bonsucesso – Rio de Janeiro