• Foco da campanha é educar sobre a importância dos cuidados com a visão em pacientes diabéticos.

• Para os pacientes com diabetes, a deficiência visual é uma das complicações mais temidas.

No próximo sábado, dia 23, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará a Campanha de Retinopatia Diabética, com apoio do laboratório Novartis. O evento oferecerá à população diabética avaliações gratuitas da saúde da visão para o diagnóstico da retinopatia diabética. A doença é uma complicação causada pela alta taxa de glicose no sangue, que promove alterações nos vasos sanguíneos do fundo do olho (retina). Essa alteração causa dificuldades visuais que prejudicam as atividades diárias e a qualidade de vida do paciente e, se não tratada adequadamente, podem levar à cegueira. Depois de 20 anos com diabetes, 90% dos pacientes com o tipo I e 60% dos pacientes com o tipo II desenvolvem retinopatia diabética1.

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde da visão no diabetes. Os interessados devem retirar senha antecipadamente a partir de quarta-feira, 20, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc), prédio anexo ao hospital. É preciso apresentar um documento de identidade e um exame que comprove o diabetes. Serão feitos 300 atendimentos e os pacientes que tiverem qualquer alteração visual, devem ser encaminhados ao Serviço de Oftalmologia do HUBFS.

Quando não controlada, a retinopatia diabética pode evoluir causando várias complicações, como o edema macular diabético (EMD), principal causa de cegueira na população adulta em idade produtiva, de 20 a 60 anos de idade². O hábito de ir anualmente ao retinólogo, oftalmologista especialista em retina, deve fazer parte da rotina das pessoas com diabetes e pode garantir o diagnóstico precoce e tratamento adequado, evitando a perda da visão.

Campanha de Retinopatia Diabética

Quando: 23 de novembro, sábado

Local: Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza

Endereço: R. Augusto Corrêa, 01, Bairro Guamá, com acesso pela Av. Perimetral

Horário: das 7h às 13h

Importante

• Serão feitos 300 atendimentos com apresentação da senha.

As senhas serão distribuídas a partir de quarta-feira, dia 20, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc) com apresentação de documento de identidade e exame que comprove o diabetes.

• O atendimento será realizado apenas em pacientes diabéticos.