Em Sessão Solene realizada no Hotel Caesar Business Faria Lima, em São Paulo, em junho, o Capítulo empossou 48 novos membros no Colégio Brasileiro de Cirurgiões. A cerimônia contou com a apresentação do Quarteto Paulista de Cordas, que entoou peças de Vivaldi, Brahms, Bach, Mozart, entre outros.
Fizeram parte da mesa o presidente do Diretório Nacional, TCBC Armando de Oliveira e Silva; o vice do Diretório Nacional, TCBC Fernando César David Silva; o Mestre do Capítulo de São Paulo, TCBC Cláudio Bresciani; o Vice-Mestre, TCBC Sidney Roberto Nadal; e representantes da Associação Paulista de Medicina, da Associação Médica Brasileira, do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, da Academia de Medicina de São Paulo, do Sindicato dos Médicos de São Paulo e da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, que foram apresentados pelo mestre de cerimônias da noite e diretor de Regionais do Capítulo, TCBC Paulo Maurício Chagas Bruno.
A posse foi iniciada com a entrada dos novos membros que, logo após a execução do hino nacional, fizeram o tradicional juramento do CBC. Os 10 membros acadêmicos, 23 aspirantes, 8 adjuntos e 7 titulares receberam seus respectivos diplomas. Os titulares ainda receberam medalhas. Os integrantes da mesa parabenizaram o Capítulo pela realização da Sessão Solene e do Fórum de Ensino Médico em Cirurgia.
O ACBC Jorge Curi, representando a AMB e o Cremesp, ressaltou a importância de eventos como os realizados pelo CBC-SP, que retratam a constante busca pela qualificação da Medicina brasileira em um momento crítico com a iminência da “importação” de médicos sem um histórico de tanto preparo.
O Mestre do Capítulo agradeceu a toda Diretoria pelos dois eventos e apoio da Diretoria Nacional e conclamou os novos membros para que participem ativamente da segunda maior casa de cirurgiões do ocidente.
O vice-presidente do Diretório Nacional do CBC fez uma apresentação do XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia, que será no Rio de Janeiro de 18 a 22 de agosto no Riocentro, com estrutura revitalizada. A programação está concluída com conferencias, mesas de sociedades parceiras, fórum de pesquisa cientifica e a confirmação de 16 convidados estrangeiros. O evento terá, pela primeira vez, o Encontro Brasileiro das Ligas de Cirurgia, em uma aproximação aos jovens cirurgiões atuantes.
Cláudio Bresciani encerrou a cerimônia destacando as atividades organizadas pelo Capítulo de São Paulo com a integração da equipe que propiciou o congresso do ano passado, o curso continuado, as 14 reuniões do clube Benedicto Montenegro nas regionais, e, o programa de treinamento em videocirurgia para os membros do CBC que será iniciado no segundo semestre. O Mestre do Capítulo ainda elogiou o desempenho do Capítulo na área de comunicação através do boletim “Atualidades Cirúrgicas” e do site www.cbcsp.org.br. “Temos participado em reuniões constantes com entidades de classe, estamos preocupados com a qualidade do ensino e a importação dos médicos. O profissional que irá atuar em locais distantes vai precisar de estrutura para exercer a Medicina. Sozinho e com um estetoscópio não se resolve nada”, alertou Bresciani.
O último a falar foi o presidente do Diretório Nacional do CBC que, ao dar as boas vindas aos 51 novos membros, informou que o Colégio possui hoje 6.524 integrantes. “O CBC está preocupado com o desempenho do cirurgião brasileiro ao observar e analisar uma série de desmandos, que cada vez mais interferem com a graduação e pós-graduação dos novos profissionais”.
Armando de Oliveira e Silva destacou que a matriz curricular está se tornando cada vez mais insuficiente e que torna ainda mais importante todas as iniciativas do CBC na Educação Continuada. “Parabenizo o Capítulo de São Paulo, pelo apoio ao atual Diretório Nacional, elogiando a qualidade dos eventos que vem organizando e a sensibilidade que vem apresentando no sentido de recuperar a participação das suas Regionais, fator a meu ver, imprescindível para o crescimento da nossa instituição”, concluiu.
FÓRUM
O I Fórum de Ensino Médico em Cirurgia, promovido pelo Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e pela Academia de Medicina de São Paulo foi realizado no dia 08 de junho no Hotel Caesar Business Faria Lima, em São Paulo. O evento voltado para docentes, médicos residentes e alunos de graduação teve como objetivo discutir temas relacionados à mudança de paradigmas da prática do cirurgião e seus reflexos no ensino de graduação e na residência médica.
As apresentações foram realizadas por docentes das principais universidades paulistas e também por representantes do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Associação Paulista de Medicina, do CREMESP e das comissões estadual e nacional de Residência Médica. Entre os presentes, estavam integrantes de faculdades e hospitais de ensino de várias regiões do Estado de São Paulo que puderam debater aspectos da relação médico-paciente, a incorporação de novas tecnologias, a formação do cirurgião geral e suas perspectivas profissionais. Na parte final do fórum foram discutidas as particularidades do ensino da Cirurgia nos cursos de graduação e nos programas de residência médica.