O Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul investiu na ampliação da sua infraestrutura na área de TI. Numa parceria com este setor da instituição, a Mic&Mac realizou, entre as várias iniciativas, a modernização da rede, com a implantação de servidores virtualizados. Essa ação permitiu reduzir de 28 para quatro servidores no hospital. Com a maior dinâmica de informações, serão beneficiados os mais de 200 médicos cadastrados, além das equipes de enfermagem, psicologia clínica, nutrição e dietética, fisioterapia, epidemiologia e serviço social do Cardiologia.

O plano de serviços implantado pela empresa de TI é o &Suporte. Este contempla soluções de monitoramento de rede, de mapeamento de todos os ativos (equipamentos), de estudo analítico de infraestrutura e de pronto atendimento para manter o ambiente em funcionamento.

Um dos setores que será mais favorecido é o PACS – local aonde são realizados todos os exames de imagens de forma digitalizada. Segundo a responsável pela área de TI do Instituto, Rosemary Lopes, as novas soluções refletirão substancialmente na atividade dos profissionais envolvidos. “Teremos acesso às informações com maior rapidez, portanto haverá impacto direto no atendimento ao paciente e também beneficio relacionados ao diagnóstico e ao serviço”, informa.

Ainda, segundo a gestora, outras vantagens serão advindas a partir deste investimento em tecnologia. “Teremos redução de custos com aumento da eficiência dos softwares existentes, com significativo aumento de desempenho. Diminuição da área física disponível para o datacenter, com real diminuição do custo de operação. Garantia de continuidade do negócio, proporcionando alta disponibilidade dos serviços do hospital. Além da possibilidade de expansão de servidores com rapidez”, analisa.

Case de sucesso com o Centro de Telessaúde

A parceria da Mic&Mac com o setor TI do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul iniciou-se com o serviço de telessaúde. Com a proposta de atender cidades onde não havia um especialista de plantão, o Centro de Telessaúde realizou mais de 10 mil exames em 2012. São 30 municípios do interior do Estado vinculados ao Centro. Esse resultado de atendimento foi possível por meio dos recursos tecnológicos implantados neste serviço.