Pacientes com doença renal crônica apresentam maior prevalência de problemas do coração, quando comparados à população em geral. Por isso, a Regional Sorocaba da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) vai promover, no dia 29 de agosto, o encontro “Alterações cardiovasculares no renal crônico”, voltado para cardiologistas, clínicos, nefrologistas, estudantes de medicina e residentes.

Entre os problemas mais frequentes estão doença coronariana, cerebrovascular, vascular periférica e insuficiência cardíaca. “A deterioração da função cardíaca progressivamente afeta a função renal, acarretando diminuição da perfusão, anemia e distúrbios dos sais, da coagulação e até insuficiência renal, com dificuldades no manejo terapêutico e consequente perdas na qualidade de vida e aumento de mortalidade”, explica o presidente da Regional Sorocaba da SOCESP, Dr. Otávio Ayres da Silva Neto.

O encontro vai tratar dos principais fatores de risco para o renal crônico, qual a abordagem diagnóstica e tratamento adequado para a redução de mortalidade associada a essas complicações. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 3179-0039 / 0049 ou pelo site www.socesp.org.br.

SOCESP Sorocaba | Alterações cardiovasculares no renal crônico

Data: 29 de agosto de 2013

Horário: 20h00

Local: Sorocaba Park Hotel – Rua Professor Joaquim Silva, 205

Inscrições: (11) 3179-0039 / 0049 ou www.socesp.org.br (SEM CUSTOS)

* acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à SOCESP com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.