Casa de Saúde São José busca a excelência ao participar como voluntária do Projeto Qualiss

Projeto piloto da Agência Nacional de Saúde Suplementar estimula a adoção de melhores práticas por operadoras e hospitais. Resultados serão destaque nos livros de convênio, para que pacientes possam se informar melhor sobre as instituições

Em janeiro desse ano começou a vigorar o Qualiss (Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar), que testa os indicadores de qualidade dos hospitais privados de todo o país. O projeto piloto da Agência Nacional de Saúde (ANS) conta com 42 instituições de saúde voluntárias que serão submetidas a avaliações mensais, entre elas a Casa de Saúde São José, um dos treze estabelecimentos de saúde do Rio de Janeiro que participa na fase inicial do projeto e que, na última terça-feira, 29 de janeiro, já recebeu a visita da equipe da ANS para a primeira avaliação que foi considerada proveitosa pela Gestão Médica da CSSJ.

“O projeto Qualiss aumenta o poder de avaliação e escolha por parte dos usuários dos planos de saúde e estimula os hospitais a buscarem a excelência até mesmo para não perderem mercado. A Casa de Saúde São José faz questão de ser voluntária e buscar mais este atributo de qualificação”, diz o cardiologista Augusto Neno, responsável pela Gestão Médica da Casa de Saúde São José,

A ANS analisará 26 indicadores de qualidade, como procedimentos durante o atendimento de urgência e emergência, níveis de infecção e segurança durante as cirurgias, e os locais que apresentarem bom desempenho ganharão um selo identificado pela letra Q. O Qualiss monitora os indicadores e atribui às operadoras de saúde a responsabilidade de comunicar à agência sobre a qualificação de seus serviços credenciados. As informações sobre o que foi cumprido pelos prestadores hospitalares serão públicas e deverão constar no livro do convênio.

Nessa fase de testes, a Casa de Saúde São José está realizando adaptações de seus atuais programas de incentivo à qualificação, como o projeto interno de indicadores de qualidade feito com 16 áreas assistenciais, para que sejam adequados às premissas do projeto Qualiss. “Os indicadores de qualidade são mensurados e auditados, oferecendo mais transparência em todo o processo. A busca pela qualificação Q obriga a mudarmos cultura organizacional e a nunca ficarmos acomodados com o nível de qualidade. Temos sempre que buscar o melhor e o selo de desempenho ajuda a suprir demandas”, afirma o gestor médico da Casa de Saúde São José.

Sempre em busca da qualidade

Dentre as inúmeras conquistas da Casa de Saúde São José, pode-se destacar a Acreditação Hospitalar por excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e Acreditação Internacional, chancelada pelo Conselho Canadense de Acreditação de Serviços de Saúde (Canadian Council on Health Services Accreditation – CCHSA). Ambos os certificados, recebidos apenas pelas mais importantes e respeitadas instituições, representam o reconhecimento da CSSJ como hospital que garante a melhoria dos serviços prestados ao paciente: atendimento eficaz, seguro e humanizado. O título de excelência é sinônimo de práticas corretas e confiança no atendimento realizado.

Informações para a imprensa:

APPROACH COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Tel.: (21)3461-4616

Bianca Gomes Sallaberry ([email protected]) – R:164

Vanessa Rodrigues ([email protected]) – R:155

www.approach.com.br