Seguindo seus projetos de expansão e reestruturação de serviços estratégicos, a Casa de Saúde São José (CSSJ), no Rio de Janeiro, anuncia dois lançamentos importantes: as novas unidades coronariana (UCO) e semi-intensiva (USI). Os setores foram oficialmente inaugurados no dia 18 de outubro, data em que também se comemorou o Dia do Médico, com a presença de médicos e funcionários e a realização de uma missa comemorativa.
Com investimentos que chegam a R$ 5 milhões (cinco milhões de reais), a remodelação incluiu obras de ampliação e também a renovação de todo o parque tecnológico, com a aquisição de modernos equipamentos, com a possibilidade de segurança máxima para qualquer tipo de diagnóstico, inclusive com modernos sistemas de purificação e filtração do ar ambiente, necessários para certos tipos de pacientes, em quartos selecionados. Cada um dos setores será capaz de receber até onze pacientes.
De acordo com Augusto Neno, Fabrício Braga, José Kezen e Gustavo Gouvea, médicos responsáveis pela Unidade Coronariana e Emergência Cardiológica da CSSJ, além do aumento do número de leitos (anteriormente eram nove), os mesmos estão mais amplos, são totalmente individualizados, extremamente confortáveis, possuindo, inclusive, banheiros privativos.
“O ambiente é seguro, humanizado e acolhedor. A aparelhagem também é de última geração, com sistema de monitoramento multiparamétrico e câmeras de vídeo em todos os leitos para adequada vigilância e segurança do paciente”, complementa o Dr. Augusto Neno, reforçando que a unidade se encontra preparada para atender qualquer tipo de patologia cardíaca e gravidades, incluindo suporte aos pós-operatórios de procedimentos cardiológicos e cirurgias cardíacas de alta complexidade realizadas na Casa de Saúde São José, com equipe médica que alia humanização e excelência no atendimento do paciente cardiológico.
Para Gustavo de Freitas Nobre e Marcelo Kalichsztein, chefes do Serviço de Terapia Intensiva da CSSJ, a nova USI permitirá que pacientes estejam próximos de seus familiares ao mesmo tempo em que recebem o máximo de cuidado técnico, psicológico e tecnológico, em um ambiente seguro, diferenciado, amplo, claro e agradável. A monitorização também é de ultima geração e os quartos possuem câmeras para acompanhamento contínuo dos pacientes por telemetria, possibilitando acesso à telemedicina.
“Um conjunto de fatores que, associados, contribuirão para que a experiência da internação seja a melhor possível, tanto para o paciente quanto para seus familiares”, explicam Nobre e Kalichsztein, destacando que o perfil dos pacientes internados nesse setor costuma ser de pessoas que passaram por cirurgias de média complexidade ou estão saindo da terapia intensiva, possibilitando adaptação progressiva ao retorno ao domicilio.
Sobre a Casa de Saúde São José
A Casa de Saúde São José tem realizado investimentos constantes para se firmar como um dos hospitais mais avançados e especializados em tratamentos de alta complexidade do país, realizando diversos tipos de cirurgias: ortopédicas, bariátricas, partos, entre muitas outras. Hoje, esses procedimentos chegam a dois mil por mês. De acordo com seu diretor executivo, André Gall, os serviços de terapia intensiva também são foco do hospital.
“Já contamos com uma das maiores e mais modernas UTI’s gerais do Estado, com 30 leitos em quartos totalmente individualizados. Entretanto, queremos crescer mais em diversas especialidades”, adianta Gall, reforçando que, para 2012, estão previstas as ampliações da emergência da São José, com ampliação de suas especialidades, bem como a inauguração de um novo setor de Hemodinâmica e métodos gráficos, além de um novo centro cirúrgico de média complexidade, ainda no primeiro semestre.
Primeira instituição do Estado do Rio a alcançar a acreditação hospitalar, a São José conta com o título mais importante da categoria: a acreditação internacional. O certificado, recebido apenas pelas mais importantes e respeitadas instituições, representa o reconhecimento da CSSJ como hospital que garante a melhoria dos serviços prestados ao paciente: atendimento eficaz, seguro e humanizado.
Além disso, o hospital é mantido pela Associação Congregação de Santa Catarina, uma rede social composta por 34 instituições nas áreas de saúde, educação e assistência social que atendem cerca de 6,5 milhões de pessoas carentes. Segunda maior instituição filantrópica do Brasil, a ACSC reverte todos os recursos gerados em suas instituições em ações sociais.
Mais informações:
APPROACH
Bianca Gomes Sallaberry ([email protected])
(21) 3461-4616, ramal 164 / 9494-3272
www.approach.com.br