Balanço social da Congregação de Santa Catarina revela casos de sucesso de hospital carioca, pioneiro no Estado em acreditação

hospitalar e respeitado por seus 89 anos de prestação de serviços na área da saúde

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), mantenedora da Casa de Saúde São José (CSSJ), na Zona Sul do Rio de Janeiro, está apresentando o seu Relatório de Sustentabilidade 2011. Segundo a irmã Lia Gregorine, presidente do Conselho de Administração, esse documento representa o compromisso da entidade com o desenvolvimento da sociedade sob o ponto de vista social, ambiental e econômico. Entre os inúmeros casos de sucesso que integram o relatório estão dois exemplos da São José: Modelo em Segurança do Paciente e Orientação para Gestantes.

Integrante da campanha “Protegendo 5 Milhões de Vidas”, lançada em 2006 pelo Instittute for Healthcare Improvement (IHI), a CSSJ adota as práticas preconizadas pelo órgão para garantir a qualidade do atendimento e a segurança do paciente. Entre elas está a identificação dos pacientes por meio do uso de uma pulseira com seus dados pessoais. Com essa ação, todos os procedimentos são feitos mediante a confirmação dessas informações; as cirurgias se tornam ainda mais seguras através de dupla checagem nas ações pré e pós-operatórias; e a prevenção de quedas de pacientes por meio de treinamento de profissionais e de acompanhantes envolvidos no tratamento.

Outro exemplo da forte atuação da CSSJ em alta complexidade é o fato de promover o programa “Orientação para Gestantes e Casais Grávidos”, lançado em 2011, que oferece informações fundamentais para os cuidados com a gestação, o parto, o pós-operatório e o recém-nascido. Multidisciplinar, o curso é oferecido uma vez por mês a papais e mamães, unindo ao fato de ter como suporte um hospital de alta complexidade, o que proporciona toda a segurança necessária a gestantes e bebês.

As iniciativas sustentáveis das outras unidades hospitalares, que também pertencem à ACSC, podem ser conferidas por meio do site www.acsc.org.br ou pelo telefone (11) 5103-5665.

Perfil da Associação Congregação de Santa Catarina

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma organização sem fins lucrativos, de interesse público, que mantém no Brasil 36 obras sociais, emprega mais de 12 mil colaboradores em sete estados. Com uma estrutura de atuação nos eixos da Saúde, Educação e Assistência Social, com 12 hospitais, cinco escolas e 12 obras sociais, além de projetos de apoio, efetuando mais de 6,5 milhões de atendimentos em todo o país.

Eficiência

Atuando com um modelo inovador de Governança Corporativa, a ACSC busca integrar crescimento – baseado em valores éticos e espirituais -, com eficiência de gestão. Nesse modelo, Casas mantenedoras transferem recursos para Casas mantidas, trazendo um grande equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o social.

Saúde

As obras da ACSC se destacam pela alta qualidade de serviços. Dentre elas estão alguns dos principais hospitais do Brasil, como o Hospital Santa Catarina, em São Paulo, e Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, que possuem a Certificação Internacional do Canadian Council on Health Services Accreditation, e oferecem o que existe de mais avançado em medicina de alta complexidade no país. Tecnologia e excelência são resultados de mais de 100 anos de experiência e investimentos em medicina.

A ACSC também coloca sua expertise em gestão hospitalar em todos os seus hospitais próprios e naqueles com os quais mantém contratos de gestão com os Governos dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, sob a denominação de Organizações Sociais de Saúde (OSS), e administra com eficiência unidades de saúde, de UBS a Pronto-socorros, mediante contratos de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde.

Educação

Na educação são dez instituições, entre escolas e creches, com um total de mais de quatro mil e quinhentos alunos matriculados, sendo mais de 1.100 de forma gratuita. A ação nos colégios visa formar as futuras gerações como cidadãos capacitados e cientes de seu papel na construção de um mundo mais ético e sustentável.

Assistência Social

Na área de Assistência Social, a Associação acolhe diferentes públicos, com atenção especial a idosos, jovens portadores do vírus HIV e crianças.São sete casas e milhares de vidas acolhidas.

Desenvolvimento socioeconômico

A ACSC ajuda a movimentar a economia do País, gerando empregos, assegurando o crescimento profissional e individual, promovendo valores do bem e ações concretas no campo social. Estima-se que a rede da ACSC, em 2008, manteve mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, atendendo mais de 6,5 milhões de pessoas beneficiadas em suas 28 Casas.

A maior contribuição que a ACSC pode dar à sociedade brasileira, além do seu trabalho social direto, é a multiplicação de seu conceito de gestão.

Mais informações à imprensa:

APPROACH

Bianca Gomes Sallaberry ([email protected])

Fabio Barros ([email protected])

Tel: (21) 3461-4616, ramais 194 e 164

www.approach.com.br