Um dos mais renomados hospitais do Rio de Janeiro, a Casa de Saúde São José é hoje também um dos mais bem aparelhados do país. Unindo tradição e modernidade no bairro do Humaitá, na Zona Sul da cidade, a instituição ocupa 30 mil metros quadrados de área construída, possui 220 leitos e cerca de 5 mil médicos cadastrados. Por mês, são realizados aproximadamente 260 partos, principalmente com foco em maternidade de alto risco, uma vez que é um Hospital de Alta Complexidade com uma maternidade em seu complexo hospitalar, garantindo toda a segurança necessária, não só para os recém-nascidos mas também para as gestantes, sendo ainda retaguarda para várias maternidades que não possuem UTI Adulto, e duas mil cirurgias nas mais diversas especialidades, sendo 40% delas em alta complexidade. Ao todo, são 24 mil atendimentos por ano e toda a assistência aos clientes é realizada por uma equipe composta por 1,2 mil colaboradores diretos.
A Casa de Saúde São José possui um corpo clínico composto pelos mais qualificados e experientes médicos do Rio de Janeiro. Com atendimento a aproximadamente 30 especialidades, a Instituição ainda trabalha com cirurgias minimamente invasivas. Para dar suporte aos procedimentos de alta complexidade, o hospital conta com Unidades de Tratamento Intensivo especializadas, sendo elas CTI Adulto, CTI Neonatal, Unidade Semi-Intensiva, Unidade Semi-Intensiva pós-operatória, Unidade de Hemodinâmica e Unidade Coronariana. A infraestrutura do hospital disponibiliza ainda o Centro de Diagnóstico por Imagem, com serviços de Ressonância, Tomografia entre muitos outros, direcionados tanto para pacientes internados quanto para clientes externos.
Dentre as inúmeras conquistas da CSSJ, pode-se destacar a Acreditação Hospitalar por excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e Acreditação Internacional, chancelada pelo Conselho Canadense de Acreditação de Serviços de Saúde (Canadian Council on Health Services Accreditation – CCHSA). Ambos os certificados, recebidos apenas pelas mais importantes e respeitadas instituições, representam o reconhecimento da CSSJ como hospital que garante a melhoria dos serviços prestados ao paciente: atendimento eficaz, seguro e humanizado. O título de excelência é sinônimo de práticas corretas e confiança no atendimento realizado.
Em 2012, dando continuidade ao seu processo de melhoria continua a CSSJ adquiriu novas tecnologias médicas, entre elas, um (1) aparelho Pentero — microscópio neurocirúrgico — que oferece um diferencial significativo na abordagem cirúrgica de tumores cerebrais, como gliomas e aneurismas. Este equipamento tem algumas funcionalidades semelhantes às de uma câmera digital, possibilitando o aumento da profundidade de campo, foco automático de alta velocidade. Por meio delas, os cirurgiões podem acessar pontos que antes não conseguiam. Adquiriu também uma nova mesa ortopédica – Orthostar II — uma inovação em estabelecimentos de saúde. O aparelho é tão flexível que permite a realização de todos os procedimentos ortopédicos, fazendo com que as cirurgias sejam realizadas com mais segurança, conforto e mobilidade, tanto para o paciente quanto para o cirurgião.
Além disso, recentemente a CSSJ inaugurou a sua nova Hemodinâmica, que oferece um serviço ainda mais moderno graças à aquisição do aparelho Artis Zee Floor, da Siemens. O mesmo disponibiliza imagens totalmente digitais, de alta resolução, garantindo maior rapidez e precisão aos diagnósticos. O setor também está mais amplo e ganhou cinco novos leitos de repouso. O hospital conta ainda com um moderno Centro de Cardiologia, composto pela nova Unidade Coronariana e pelo novo setor de Métodos Gráficos Cardiológicos, o que garante mais eficiência e segurança na assistência aos pacientes.
Segundo o diretor executivo da CSSJ, André Gall, os novos serviços consolidam o posicionamento da instituição no setor de saúde, fortalecendo ainda mais a imagem da instituição no que diz respeito à qualidade e à excelência. “Com estas recentes aquisições, estamos oferecendo aos médicos, importantes diferenciais para o tratamento de seus clientes pacientes”, sinaliza.
Braço social e infraestrutura
Um dos principais diferenciais do hospital, que tem como mantenedora a Associação Congregação de Santa Catarina, é a preocupação com o social. Anualmente, cerca de 6,5 milhões de pessoas em situação de risco social são atendidas nas 34 instituições mantidas pela ACSC em diversos estados do país nas áreas de saúde, educação e assistência social. Por esse trabalho, a ACSC é hoje a segunda maior instituição filantrópica do país, sendo a primeira na área da Saúde.
Mais Informações:
APPROACH
Bianca Gomes Sallaberry ([email protected])
Fabio Barros ([email protected])
Tel: (21) 3461-4616, ramais 164 e 194
www.approach.com.br