Após o sucesso por apresentar o maior número de trabalhos científicos no 98º congresso da Sociedade Norte-americana de Radiologia (RSNA), o mais importante fórum educacional em radiologia do mundo, a Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI) foi contemplada por sete estudos apresentados durante o evento.
Um das premiações conquistadas pela clínica foi o convite para a publicação de trabalhos na revista Radiografics, editada pela RSNA e dedicada à educação continuada em radiologia. A CDPI terá dois artigos divulgados no veículo: Técnicas Avançadas de Ressonância Magnética para a Avaliação de Doenças Desmielinizantes e Alteração Perfusional Hepática. Esse último ainda recebeu o prêmio Excellence of Design.
Já os estudos Hiperplasia de Células Neuroendócrinas da Infância – um Estudo de Seguimento de uma Série de Casos, de autoria do Dr. Pedro Daltro e colaboradores; Correlação da RM Estrutural e Funções Executivas Frontais e Globais em Pacientes Alcoolistas, do Dr. Emerson Gasparetto e colaboradores; e Avaliação do Dano à Substância Cinzenta em Pacientes com Anemia Falciforme, do Dr. Tadeu Kubo e colaboradores; conquistaram o prêmio Travel Awards RSNA. Vale ressaltar que dos dez médicos condecorados com esse prêmio quatro são da CDPI.
Outro importante reconhecimento foi dado à Dra. Flávia Costa, que recebeu o certificado de mérito da RSNA por seu trabalho sobre tumores e pseudotumores do sistema musculoesquelético.
Participante do congresso há mais de uma década, este ano, a CDPI foi a clínica brasileira com o maior número de estudos científicos levados para o congresso, 48 trabalhos – oito a mais do que no ano passado. “Sermos reconhecidos pela RSNA legitima nossa contribuição para a produção de conhecimento e inovação no país, além de reforçar a preocupação da CDPI com a educação continuada e o desenvolvimento científico de seus profissionais”, diz o Dr. Emerson Gasparetto, diretor médico da clínica.
Segundo o Dr. Pedro Daltro, diretor da CDPI Criança, a pesquisa sobre radiologia no Brasil vem crescendo rapidamente nos últimos anos, juntamente com a economia. “Temos grandes centros médicos nas principais cidades brasileiras, onde o nível da radiologia é muito próximo do de países de primeiro mundo.”
Após a apresentação dos estudos da CDPI, o presidente da RSNA, Dr. George Bisset, falou sobre a parceria entre a instituição e os profissionais brasileiros: “O Brasil é um país onde a radiologia é praticada por profissionais de nível mundial. Esta é uma oportunidade para aprender com vocês”, disse ele.