O Cedic Cedilab começa o ano de 2012 com investimentos expressivos na área de imagem diagnóstica. Foram adquiridos aparelhos, como o tomógrafo Optima CT 660, de 128 canais, fabricado pela GE Healthcare. Com a aquisição, o Cedic Cedilab é o único laboratório do Mato Grosso a contar com essa tecnologia.

De acordo com o diretor médico de radiologia e diagnóstico por imagem do Cedic Cedilab, Dr. Nilo Melo, o equipamento apresenta uma série de vantagens na realização de exames: em apenas um segundo ele é capaz de realizar 427 imagens de alta resolução, com redução do tempo de exposição à radiação. “O tomógrafo de 128 canais utiliza 50% a 83% menos radiação que os tomógrafos convencionais, o que representa um grande benefício aos pacientes”, explica Dr. Nilo.

Segundo ele, pela sua tecnologia de última geração, o novo aparelho também apresenta melhores resultados de diagnóstico avançado de tumores e em exames cardiovasculares. O equipamento realiza Angiotomografia das coronárias, uma nova aplicação revolucionária no tratamento de doenças coronarianas. “Com esses investimentos teremos condições de oferecer diversos tipos de exames, com altíssimo padrão de qualidade em curto espaço de tempo”, comenta.

Além do tomógrafo, houve ainda a chegada dos novos aparelhos de Raios-X e mamografia, o RX XR 6000 e o Mamo Perfoma, respectivamente. Os equipamentos proporcionam mais rapidez na realização dos exames e um menor nível de exposição do paciente à radiação, garantindo conforto e segurança.

Análises clínicas

Paralelo à aquisição dos equipamentos de imagem, outro investimento expressivo do Cedic Cedilab foi no setor de análises clínicas, com a mudança do sistema operacional de atendimento. A novidade tecnológica, prevista para iniciar as operações em fevereiro, garantirá mais rapidez e segurança no atendimento aos pacientes.

“Teremos um sistema unificado, com maior capacidade de gerenciamento de informações e atualização em tempo real. Os pacientes terão um cadastro único, com login e senha, e poderão acompanhar seu histórico e seus resultados pela internet, de forma simples e rápida, e com segurança”, ressaltou a diretora médica de análises clínicas, Dra. Natasha Slhessarenko.

Crescimento

Para o diretor executivo, Edmar Miniacci, o Cedic Cedilab vive um momento único, de crescimento e fortalecimento de sua presença na região. “Temos uma grande equipe de médicos e colaboradores que trabalham ativamente para oferecer o melhor da medicina diagnóstica no Mato Grosso. Com esse investimento em novos equipamentos, reforçamos nosso compromisso e pioneirismo perante a sociedade mato-grossense”, ressalta.

Os novos equipamentos foram instalados nas unidades Barão e Hospital Jardim Cuiabá e já estão em funcionamento. Segundo Miniacci, mais de três mil tipos de exames são oferecidos pelo Cedic Cedilab em Cuiabá e Várzea Grande, com alto padrão de atendimento e qualidade incomparável. “Nosso compromisso é com a ampliação do acesso das pessoas ao que há de mais moderno em medicina diagnóstica. Com isso estamos contribuindo para que as doenças sejam descobertas de forma mais rápida e eficaz e, consequentemente, para que se realize um melhor tratamento aos pacientes”, finaliza.

Tendência

O investimento do Cedic Cedilab vai ao encontro da tendência nacional de valorização do setor de saúde, um dos segmentos da economia que mais crescem no Brasil. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor corresponde a 8,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O Censo 2010 do IBGE revela que os brasileiros estão priorizando, cada vez mais, serviços de saúde de qualidade para garantir bem estar a toda a família.

Um cenário que favorece as empresas do setor, entre elas as de medicina diagnóstica, que contribuem significativamente para prevenção e detecção precoce de doenças. O segmento de medicina diagnóstica responde por 6,5% do mercado de saúde no Brasil, conforme estimativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).