Várias disciplinas fazem parte do currículo escolar do Ensino Fundamental, mas no Centro Educacional Miraflores aprendizado não é só didático, o estímulo à solidariedade também é matéria praticada com os alunos. No sábado, dia 13 de abril, entre 8h e 12h, a escola recebe o VII Café da Manhã Solidário. A campanha arrecada doações de sangue para o Hemonúcleo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Doar sangue é salvar vidas

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) ou Hospital do Coração, no Rio de Janeiro é um hospital referência do Ministério da Saúde e realiza cirurgias e transplantes cardíacos de alto risco em adultos, crianças e recém-nascidos. O hospital realiza processos cirúrgicos complexos e precisa de muitas bolsas de sangue, mas frequentemente não consegue coletar a quantidade suficiente. Por isso, o apoio da população do Rio é essencial.

A médica Graça Fonseca, do Hemonúcleo do INC afirma que o Café da Manhã Solidário é uma campanha importante para o Hospital. “É exatamente durante ações de doação externa que nós conseguimos coletar mais bolsas de sangue. Enquanto apenas 10 bolsas – em média – são recolhidas em um dia normal, em campanhas externas esse número chega a mais de 80. Isso representa um aumento superior a 700%”, ressalta a médica.

Ensinando Cidadania

Contribuir para o abastecimento do estoque de sangue do INC é uma forma da escola também ensinar às crianças a importância de iniciativas de responsabilidade social que promovem o bem-estar coletivo. “Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental ainda não têm idade suficiente para doar sangue. Porém, isso não quer dizer que eles não participem da campanha, pelo o contrário, as crianças são as mais animadas a ajudar. Elas já convocaram seus pais e familiares a virem até a escola para doar sangue e preparam cartazes para apresentarem no evento”, explica o diretor administrativo do Miraflores, Luiz Eduardo Lima.

Este é o sétimo ano consecutivo em que o Centro Educacional participa do Café da Manhã Solidário servindo de espaço para a doação de sangue e a realização de outras atividades, como apresentação de música ao vivo do Pascal Maurice Kahan e seu realejo e palestra sobre alimentação saudável com a nutricionista do INC, Márcia Fofano. Como muitas pessoas não doam sangue porque têm medo de agulha ou por não se sentirem bem dentro de ambientes hospitalares, o Miraflores promete criar um ambiente mais descontraído para incentivar a doação. Apesar de a campanha acontecer dentro do Centro Educacional, não é necessário ser membro da comunidade escolar para participar, todos podem doar.

O VII Café da Manhã Solidário é uma iniciativa do site Bairro de Laranjeiras e tem o apoio de várias instituições do bairro.

Orientações ao doador de sangue:

• Levar documento oficial com foto;

• Ter idade entre 18 e 67 anos e peso acima de 50 Kg;

• Não ter doado sangue nos últimos 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);

• Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, malária nem doença de chagas;

• Não ser portador de doenças crônicas e/ou de coração, pulmão, rim ou pele;

• Não ter comportamento de risco;

• Não ser usuário de drogas;

• Não ser hipertenso em uso de medicação;

• Não ter tatuagem e/ou piercing há menos de 1 ano;

• Se mulher: não estar amamentando ou grávida;

• Estar saudável e se sentindo bem.

VII Café da Manhã Solidário

Dia: 13 de abril (sábado)

Horário: 8h – 12h

Endereço: Centro Educacional Miraflores – Unidade Laranjeiras

Rua das Laranjeiras, 543, Laranjeiras