A Irmandade de Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas (Região Metropolitana de Belo Horizonte), receberá R$16 milhões para a construção do Centro Materno-Infantil (CMI), que fará parte do complexo hospitalar e será referência em saúde para mais de 35 municípios da região. O investimento será realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) junto com a Irmandade Nossa Senhora das Graças (INSG) – mantenedora do hospital e responsável pelo aporte de R$4 milhões do total.

Para o superintendente da irmandade, dr Felipe Toledo Rocha, com o novo espaço será possível atender a mães e crianças com mais adequação e ambiência, e desafogar as demandas dos hospitais da capital mineira. “O parto é um evento de vida, com enfoque social. Vamos alinhar o conhecimento e a experiência de nossos médicos e profissionais com a estrutura mais moderna e adequada para esse momento especial”, afirma.

O espaço terá 4,2 mil m2, distribuídos em sete pavimentos. O centro contará com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e dez leitos de unidade de cuidados intermediários (UCI). “Além disso, o CMI ficará ao lado do hospital e, em caso de alguma intercorrência no parto, mãe e filho poderão usar toda a estrutura disponível, inclusive a UTI adulta”, explica. A inauguração do Centro Materno-Infantil está prevista para junho de 2014.

Assinatura do acordo de cooperação

Na próxima quarta-feira, 07, às 15h, será assinado o convênio de cooperação entre o Estado e o Município que garantirá o investimento para o Centro Materno-Infantil (CMI) da Irmandade Nossa Senhora das Graças. O encontro reunirá o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia; o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques; o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG); o prefeito de Sete Lagoas, Marcio Reinaldo Dias Moreira; o secretário Municipal de Saúde de Sete Lagoas, Breno Simões; o presidente da Irmandade Nossa Senhora das Graças, bispo Dom Guilherme Porto; e a presidente do Conselho de Administração da Irmandade Nossa Senhora das Graças, sra. Patrícia Alves Costa Machado.

Hospital Nossa Senhora das Graças

Com 133 anos de funcionamento, o hospital é uma instituição filantrópica. É o único hospital de uma área de abrangência de 35 municípios que disponibiliza atendimento de alta complexidade em cirurgia cardíaca e neurológica, maternidade, terapia nutricional, oncologia e radioterapia, além de oferecer o único plantão pediátrico da região. A unidade atende por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e de cerca de 30 convênios. Atualmente, pratica uma gestão integrada, que tem como um dos principais valores o atendimento humanizado e resolutivo aos seus pacientes, e o reconhecimento e respeito ao trabalho de seus colaboradores.