O CETE – Centro de Treinamento em Emergência de Campinas – inicia as inscrições para o Curso de Suporte Básico de Vida (BLS – Basic Suport Life) que será realizado no dia 22 de dezembro, na Maternidade de Campinas.

O evento é voltado para profissionais da área de saúde como educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais. Serão apenas 20 vagas e os interessados podem se inscrever pelo site http://www.cetecampinas.com.br até 22 de novembro.

Instrutores treinados e credenciados de acordo com as regras e as especificações da American Heart Association vão ensinar, durante as 8 horas de curso, manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) usando manequins com simuladores e Desfibriladores Externos Automáticos (DEA).

Os principais tópicos abordados serão: reconhecer situações de emergência como parada cardiorrespiratória, realizar manobras de RCP, entre outras medidas que possam aumentar as chances de sobrevida.

“A parada cardíaca é a mais devastadora entre as situações de emergência enfrentada por um profissional da saúde. Frente a ela, a AHA elaborou um protocolo de atendimento que, seguido de forma correta, torna-se um divisor entre o bom e o mau atendimento. Nosso objetivo é levar esse protocolo aos profissionais da saúde para qualificar o atendimento a essa vitima, aumentando as chances de sobrevivência”, explica a coordenadora do curso de BLS do CETE-Campinas, Silvana Dalge Severino.

Os aprovados na prova teórica e na prova de habilidades receberão uma carteira oficial da American Heart Association com validade de dois anos.

Curso para leigos

O CETE-Campinas realizou na última sexta-feira (09/11) um curso de primeiros-socorros com funcionários da Maternidade de Campinas que não são profissionais de saúde. O curso reuniu 16 colaboradores de diversas áreas do hospital. A ideia é alertar a população sobre a importância de o público leigo conhecer as manobras básicas que devem ser realizadas em casos de paradas cardiorrespiratórias. A secretária Mônica de Vito ficou surpresa com a facilidade dos procedimentos. “A gente pensa que, para socorrer, é necessário um monte de equipamentos. Mas qualquer um, bem treinado, pode salvar uma vida. Agora me sinto preparada”.

SERVIÇO – CURSO SUPORTE BÁSICO DE VIDA – BLS

Data: 22 de dezembro de 2012

Horário: 09:00 às 17:00h

Local: Maternidade de Campinas

Endereço: Avenida Orozimbo Maia, 165

Informações: (19) 3308-6365 ou www.cetecampinas.com.br

Inscrições: [email protected] até 22 de novembro

Custos: R$ 275,00 Inclui livro em português para estudo e carteira de certificação reconhecida pelo American Heart Association.

Documentos necessários: cópia da carteira do conselho (COREN, CREFITO etc..) ou cópia do certificado de conclusão para formandos ou cópia da matricula do curso para acadêmicos.