O Centro de Ensino e Treinamento em Emergências de Campinas (CETE) vai realizar, nos dias 15 e 16 de dezembro, em João Pessoa, o Curso ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, do qual vão participar médicos da Unimed de João Pessoa e que atuam no maior hospital da Paraíba.
O diretor do CETE-Campinas, Dr. Maurício Serafim, destaca que os treinamentos surgiram da necessidade de profissionais qualificados no atendimento de emergências cardiovasculares, uma vez que o número de mortes relacionadas a doenças cardíacas cresce assustadoramente no mundo. “Se seguido de forma correta, o protocolo de atendimento aumenta as chances de sobrevida das vítimas, reduzindo o número de óbitos, além de diminuir os danos decorrentes do mal súbito”, acrescenta.
O Coordenador de Educação Cooperativista e Técnico Cientifica da Unimed, Gláucio Nóbrega, afirma que, com a qualificação, os médicos vão prestar um serviço com cada vez mais qualidade, seguindo padrões internacionais. “A iniciativa atende a uma demanda dos colegas do pronto atendimento, que querem otimizar a atenção ao paciente, tornado-a mais rápida e eficaz”.
O treinamento dos profissionais é estratégico para a Unimed, que planeja ter um dos melhores hospitais da região norte/nordeste, tornando-se referência em atendimento. “A cooperativa passa por um novo momento de gestão e a qualificação é a chave para alcançarmos nossos objetivos”, ressalta Gláucio Nóbrega.
A estrutura do curso será montada Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. O treinamento, com carga horária de 16 horas, consiste em ensinar manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em adultos, com o uso de bonecos especiais; aplicação de choque elétrico com Desfibrilador Manual e Externo Automático (DEA); fará o reconhecimento e condução terapêutica de situações com grave risco de vida, tais como Infarto do Miocárdio, Arritmias Cardíacas e AVC; manipulação de fármacos e acessos para sua utilização, além da utilização de equipamentos de ventilação.
“Nosso objetivo é treinar profissionais da saúde e a população em geral para reconhecer situações de emergência cardíaca, como a parada cardiorrespiratória, e realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar, entre outras medidas que possam aumentar as chances de sobrevida”, afirma a enfermeira Silvana Dalge Severino, coordenadora do CETE- Campinas.
O Curso ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia do CETE é credenciado pela American Heart Association e segue todas as suas diretrizes. Os alunos aprovados receberão carteira de certificação reconhecida pela AHA válida por dois anos.
Quando uma pessoa tem uma parada cardíaca, a cada minuto ela perde 10% de chances de sobreviver. Se nada for feito em 10 minutos, essa pessoa morre. O acompanhante da vítima tem que acionar a emergência, pelo telefone 192 ou 193, e fazer compressões torácicas até a chegada da ambulância. Cerca de 750 paradas cardíacas ocorrem por dia no Brasil, o que significa mais de 270 mil por ano. Menos de 2% dessas pessoas chegam com vida aos hospitais, morrendo no caminho ou no local da emergência.
Além dos profissionais treinados, a orientação correta do público leigo pode ajudar a salvar vidas e também prevenir sequelas. Os dados da American Heart Association de paradas cardíacas fora do hospital confirmam a necessidade de um maior conhecimento dos procedimentos:
• 350 mil mortes por ano nos EUA/ 70 por ano por 100 mil habitantes
• No Brasil: 273 mil por ano
• 748 por dia/ 1 a cada 2 minutos
SERVIÇO: Curso ACLS – Suporte Avançado de Vida
Datas: 15 e 16 de dezembro
Local: João Pessoa
Endereço: Unipê – BR 230 – Km 22, Água Fria