Chega ao Brasil o Advisa MRI, o primeiro marca-passo que permite ao usuário se submeter ao exame completo de ressonância magnética (RM) com total segurança. O aparelho foi desenvolvido pela Medtronic, líder mundial em tecnologias médicas, e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Cerca de 27 mil brasileiros implantam marca-passos anualmente, de acordo com dados do Registro Brasileiro de Marca-passos (RBM) e DATASUS. Porém, devido ao alto risco de interação entre o marca-passo e o equipamento de ressonância magnética, esses pacientes são contraindicados a realizar o exame.
“Embora muitas vezes a ressonância magnética seja essencial para o diagnóstico precoce de doenças cerebrais, ortopédicas e tumores, os médicos são cautelosos e não é comum recomendarem o exame para pacientes que possuem marca-passo. A ressonância magnética pode provocar defeito no marca-passo comum e colocar em risco a segurança do paciente,” explica José Carlos Pachón, chefe do Serviço de Marca-passo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
Estima-se que 50% a 75% dos pacientes portadores de marca-passo precisarão de um exame de ressonância magnética durante o tempo de duração de seus dispositivos.
“O marca-passo para uso seguro no ambiente da ressonância magnética era uma necessidade não atendida, mas que agora já está disponível no Brasil. Trata-se de um avanço muito esperado pela classe médica e pacientes que dependem desse aparelho para viver e precisam do exame de ressonância magnética,” afirma o médico.
O Advisa MRI é indicado para pacientes com diversos tipos de arritmias cardíacas. Na maior parte dos casos, esta condição indica problemas na condução do estímulo elétrico. O marca-passo tem a função de monitorar e registrar os batimentos e, quando necessário, enviar impulsos elétricos ao coração para normalizar o ritmo cardíaco.
Sobre a interação dos marca-passos e o exame de ressonância magnética
Dispositivos eletrônicos implantáveis, tais como os marca-passos, utilizam componentes sensíveis a campos magnéticos relativamente altos e campos de radiofrequência produzidos durante o exame de ressonância magnética. Possíveis efeitos colaterais resultantes da interação entre os dispositivos eletrônicos implantáveis e o aparelho de ressonância magnética tornam arriscado submeter os pacientes portadores destes dispositivos ao exame.
Os fabricantes de marca-passos e equipamentos para ressonâncias magnéticas alertam que ao expor o usuário desses dispositivos ao exame, existe risco de dano ao aparelho e ao eletrodo ou alteração da programação do marca-passo, que pode resultar na interrupção do sistema ou aumento na frequência cardíaca do paciente. Além disso, a ponta do eletrodo, que leva o impulso elétrico até o coração, pode aquecer e provocar uma lesão no coração.
Sobre o Sistema de Estimulação Advisa MRI da Medtronic
O Advisa MRI é a segunda geração de marca-passos que fazem parte do portfólio de dispositivos da Medtronic projetados, testados e aprovados para uso em equipamentos de ressonância magnética. Os pacientes com o sistema de estimulação Advisa MRI podem realizar o exame de ressonância magnética no corpo inteiro, sem restrições.
A Medtronic passou os últimos dezesseis anos conduzindo pesquisas extensivas e rigorosos testes, estudando o ambiente da ressonância magnética, seus perigos e riscos oferecidos aos pacientes que utilizam marca-passo durante o exame. As equipes de engenheiros da empresa projetaram um revolucionário sistema de estimulação, o Advisa MRI. Seus componentes, circuitos e eletrodos especiais garantem um desempenho seguro e previsível no ambiente da ressonância magnética.
Sobre a Medtronic
A Medtronic é líder mundial em tecnologia médica, oferecendo, há mais de 60 anos, soluções para toda a vida a pacientes que sofrem de inúmeras doenças crônicas. Pesquisa, produz e comercializa produtos, terapias e serviços que contribuem para a melhoria e o prolongamento da vida das pessoas. Todos os anos milhões de pacientes se beneficiam da tecnologia Medtronic para aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida.
Mais informações para a imprensa:
Elaine Lewis
Edelman Significa
Telefone: 11 3060.3159
Juliana Domingues
Edelman Significa
Telefone: 11 3060.3151