Campanha de Higienização das Mãos da Clínica São Vicente
Em comemoração ao Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Clínica São Vicente destaca a vital importância da higienização das mãos e promove hoje, dia 16 de maio, ações para destacar a importância deste simples ato, mas essencial e que pode salvar vidas.
Durante a Campanha todas as unidades do hospital e os profissionais de saúde participam das atividades de conscientização, com a abordagem na forma de higienizar as mãos, para isso, será aplicado um teste sobre a higienização correta das mãos. Também será realizada apresentação de vídeos mostrando as etapas de higienização das mãos.
O cuidado com a saúde e o simples ato da higienização das mãos é essencial para manter a saúde em dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as infecções hospitalares atingem, aproximadamente, 14% dos pacientes internados no Brasil, podendo chegar a 100 mil mortes por ano.
A higienização das mãos é considerada a ação isolada mais importante, simples e menos dispendiosa para prevenir a disseminação de microorganismos que causam infecções relacionadas a assistência à saúde. O termo engloba a higienização simples, que é realizada com água e sabão líquido, a higienização com um antisséptico, a fricção de álcool gel e a antissepsia cirúrgica das mãos.
O principal veículo de transmissão de microorganismos nos serviços de saúde são as mãos dos profissionais de saúde que estão em permanente contato com os pacientes e com os materiais e equipamentos por ele utilizados. Isso ocorre porque a pele é um grande reservatório de diversos microorganismos que podem ser transferidos de uma superfície para outra, por contato direto (pele com pele) ou indireto – contato com objetos e superfícies contaminados.
Todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde ou que atendem pessoas doentes em casa, que mantém contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado devem higienizar as mãos antes e após a realização de suas atividades.
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Clínica São Vicente elencou algumas dicas no ato de higienização das mãos:
. Para higienização com água e sabão ou clorexedina degermante, abrir primeiro a torneira e molhar completamente as mãos e os antebraços e não encostar na pia ou lavatório.
. Usar e abusar do álcool gel, inclusive ter um frasco na bolsa, para ser utilizado mais vezes ao dia.
. Nunca tocar em qualquer mobiliário ou pessoas, sem após higienizar as mãos de forma adequada.
. A higienização de mãos é essencial para manutenção da saúde. É um pequeno gesto com um enorme resultado!