Com a missão de cooperar para solução de falta de sangue nos hospitais públicos e filantrópicos, promovendo a coleta, o processamento, a distribuição e a transfusão de sangue e seus derivados, além de estimular a pesquisa científica na área de saúde, bem como colaborar com a atividade de ensino da UNIFESP, a Colsan, Associação Beneficente de Coleta de Sangue, busca a renovação dos contratos dos parceiros para reestruturar o parque tecnológico. O objetivo é investir nessa área a fim de oferecer mais serviços de ponta para as instituições de saúde que recebem o sangue.
A Colsan atualmente realiza captação, seleção e coleta de sangue realizadas em 11 postos. Além disso, realiza exames imunohematológicos e sorológicos dos doadores de sangue, processamento, distribuição de hemocomponentes, gerenciamento e execução dos serviços de agências transfusionais. Hoje, já capta 12.500 bolsas mensais que abastecem hospitais localizados no ABC Paulista, no município de São Paulo, em Jundiaí e região, Sorocaba e região, Itanhaém, Praia grande e Vale do Ribeira. Em resumo, é responsável pelo fornecimento para mais de 100 hospitais.
“O nosso desafio é manter o processo de qualidade nas etapas que envolvem desde a captação até distribuição do sangue para todos os pacientes que recebem nas diversas instituições de saúde, além de atualizar o conhecimento dos nossos 650 colaboradores todos os anos”, explica Dr. José Augusto Barreto, superintendente da Colsan.
“Por meio do novo parque tecnológico, poderemos aprimorar ainda mais a qualidade do processo e investir mais na área de pesquisa nos setores de genotipagem de grupos sanguíneos, ancestralidade, hepatites e interação KIR/HLA, com o intuito de contribuirmos com descobertas desses segmentos para a sociedade”, complementa Dr. Barreto.
A diretoria da Colsan tem membros que fazem parte do corpo docente da UNIFESP. Além disso, tem certificação ISO 9001, Acreditação ONA nível II e aprovação da distribuição de plasma para a Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia).
Mais informações podem ser obtidas em: http://www.colsan.org.br/
Sobre a Colsan
Com a missão de cooperar para solução de falta de sangue nos hospitais públicos e filantrópicos, promovendo a coleta, o processamento, a distribuição e a transfusão de sangue e seus derivados, além de estimular a pesquisa científica na área de saúde, bem como colaborar com a atividade de ensino da UNIFESP, a Colsan, Associação Beneficente de Coleta de Sangue, foi fundada em agosto de 1959, pelo Dr. Othon Barcellos. Está presente hoje em mais de 50 municípios sendo responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para mais de 100 hospitais.