Entre os dias 10 a 13 de outubro de 2012, a cidade de São Paulo será a sede do 29º Congresso Latino-Americano de Psicanálise. O evento será realizado no Hotel Sheraton WTC e reunirá 2 mil pessoas, entre brasileiros e latino-americanos.
Organizado pela Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL), o evento é tradicionalmente itinerante e de periodicidade bienal. A 28ª edição foi realizada na cidade de Bogotá, Colômbia, e a última vez que São Paulo recebeu o Congresso foi em 1988.
A programação científica será intensa e variada, incluindo cursos, oficinas, painéis, temas livres, grupos de discussão e pôsteres.
De acordo com Leopold Nosek, presidente do Congresso e da FEPAL, o formato das atividades científicas foi idealizado para ser dinâmico e interativo, criando a possibilidade de amplos debates entre palestrantes e congressistas. “A proposta é que os temas respeitem a complexidade e profundidade do assunto e que sejam apresentados de forma resumida, de modo que se privilegie o tempo para debate, assim todos terão acesso à discussão”, diz Nosek.
O tema do congresso este ano é “Invenção-Tradição”, como uma alusão às mudanças vertiginosas que nossa sociedade faz frente. Nesse sentido, os eixos temáticos serão: teoria, prática clínica, psicopatologia, formação analítica, crianças e adolescentes, abordagens vinculares, comunidade, cultura, psicossexualidade e pesquisa.
SOBRE A FEPAL
A Federação Psicanalítica da América Latina congrega diversas sociedades de psicanálise dos países latinos e está vinculada à International Psychoanalytical Association (IPA). Com 3.500 associados, a entidade tem como publicação oficial a revista Calibán, com periodicidade quadrimestral e design moderno, repleto de ilustrações. Além de reunir trabalhos representativos da psicanálise latino-americana, a revista debate temas culturais e artísticos.
ATIVIDADES PARALELAS
Programação social/cultural: visitas guiadas à Bienal, Pinacoteca e Cinemateca, além de um espetáculo com a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo.
Lançamento da revista Calibán: com foco na ciência e cultura, a Revista Calibán, órgão de divulgação oficial da FEPAL, será relançada durante o Congresso. O design inovador e as ilustrações são os grandes diferenciais da publicação, que será editada em português e espanhol, e ainda terá uma versão digital em inglês.
Encontro Psicanalítico de Línguas Ibero-Americanas: dia 13 de outubro acontecerá paralelamente o I Encontro Psicanalítico de Línguas Ibero-Americanas: Propagação e Escuta da Linguagem Inconsciente, uma proposta para reunir psicanalistas dos países ibéricos e dos Estados Unidos.
Lançamento de livros: entre as obras que serão lançadas durante o Congresso, destaque para o livro “Distúrbios Alimentares: Uma contribuição da Psicanálise”, resultado do trabalho do Grupo de Estudos sobre Compulsões e Desvios Alimentares.
SERVIÇO:
FEPAL 2012 – 29¬º Congresso Latino-Americano de Psicanálise
Data: 10 a 13 de outubro de 2012
Local: Sheraton WTC Convention Center. Av. das Nações Unidas, 12.551
Inscrições e programação:
www.fepal2012.com
Realização: Federação Psicanalítica da América Latina
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Milena Tutumi ([email protected])
Andrea Manograsso ([email protected])