Depois de um longo processo de tramitação, o primeiro curso de pós-graduação promovido pela Unimed Cerrado (Federação das Unimeds dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) teve sua aula inaugural ministrada no dia 26 de abril, no Centro de Desenvolvimento Humano da Federação. De um lado da sala estava o professor e coordenador do curso Marcelo Tete, da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (Face) da UFG. Do outro, uma turma eclética, formada por graduados nas áreas de saúde, finanças e administração, vindos de várias Unimeds, com diferentes idades e experiências profissionais, mas todos com o mesmo objetivo: aprender mais sobre o gerenciamento e o funcionamento das cooperativas e das operadoras de planos de saúde.
Uma expectativa que, segundo o professor Marcelo Tete, o curso espera atender ao longo de seus 24 meses de duração. “Esse curso tem como objetivo principal capacitar os alunos com conhecimentos técnico-científicos e ferramentas da administração contemporânea para aplicação no contexto do cooperativismo”, disse. A matriz curricular foi elaborada pela Face em conjunto com a Unimed Cerrado e inclui disciplinas, como gestão de planos de saúde, cooperativismo, economia aplicada e políticas de saúde e regulação.
Médico, auditor da Unimed Goiânia, professor e diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Vardeli Alves de Moraes, é um dos alunos do curso e espera chegar ao final da pós-graduação com mais conhecimentos na área de gestão. “Espero adquirir conhecimentos que poderão ser aplicados não só em cooperativas, mas também em empresas privadas”, disse.
José Abel Ximenes, presidente da Unimed Cerrado e um dos idealizadores do curso, acredita que os alunos terão suas expectativas atendidas e vão concluir a pós-graduação em condições de “dar uma contribuição fantástica para alavancar o Sistema Unimed”. Para ele, o curso vem suprir uma lacuna existente na formação e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na área do cooperativismo.
“Benefícios são mútuos”, diz vice-diretor
Vice-diretor da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (Face), Mauro Caetano de Souza, afirmou que os benefícios da parceria entre a instituição e a Unimed Cerrado são mútuos. “Durante a realização do curso de pós-graduação, a Unimed Cerrado vai ganhar muito em prática e ferramentas gerenciais e a Face em conhecimento na gestão das áreas de saúde e cooperativismo”, disse, ressaltando que o intercâmbio com os alunos vai enriquecer a bagagem dos professores.