As consultoras certificadas pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), responsáveis pela aplicação da Classificação Hospitalar da Ahpaceg, iniciaram nesta terça-feira (19) uma série de visitas técnicas aos hospitais associados. Objetivo é fazer uma avaliação diagnóstica dos estabelecimentos para a implantação do Selo de Qualidade Ahpaceg.

Essa primeira etapa dos trabalhos de acreditação terá três meses de duração. As avaliadoras acreditadoras Judith Meto e Patrícia Prioto vão visitar todos os hospitais e verificar o cumprimento das normas do manual de Classificação, referentes, por exemplo, à estrutura física, à gestão da unidade de saúde e aos serviços prestados.

Em junho, elas retornarão aos estabelecimentos já para a avaliação final do processo de acreditação e a classificação. Até lá, os hospitais terão um prazo para as adequações necessárias.

A metodologia de trabalho a ser adotada nesta primeira etapa foi apresentada aos associados em uma reunião realizada no dia 18 na sede da Ahpaceg. Durante o encontro, também foi feito um sorteio da ordem das visitas técnicas aos hospitais.

O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, participou da reunião, que ele considerou muito positiva e o início da implantação da Classificação Hospitalar, que visa a melhoria da qualidade e da segurança dos serviços hospitalares em Goiás.

Haikal explicou que o manual de Classificação Hospitalar da Ahpaceg foi aperfeiçoado, com a incorporação de sugestões, como a exigência da existência de sala de recuperação pós-anestésica nos hospitais. Essa sugestão foi apresentada à Associação em reunião realizada no Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego).

Os hospitais acreditados poderão receber os Selos de Qualidade nas categorias Prata, Ouro, Platina e Diamante, de acordo com a pontuação alcançada na Classificação Hospitalar, cuja adoção para a contratação e remuneração dos prestadores de serviços de saúde já foi confirmada por um dos maiores compradores de serviços em Goiás, o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo).