O 18º Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, de 23 a 26 de outubro, em Brasília, debaterá a Interdisciplinaridade e Novas Perspectivas sobre a doença, com a participação de sociedades que tratam de pacientes com câncer, entidades do terceiros setor, além de um espaço para discussão com áreas governamentais.
O chefe do Serviço de Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, Fernando Maluf, coordenará o módulo sobre câncer ginecológico. “Vamos debater o papel da dieta, da obesidade, e do exercício físico na doença, além da função do rastreamento para o diagnóstico precoce do câncer ginecológico e as novas estratégias para melhorar os resultados no tratamento do tumor de ovário avançado”, destaca.
O oncologista também abordará prevenção e tratamento do câncer de próstata, em palestras nos dias 24 e 25 de outubro. “É um problema de saúde pública de alto grau de importância e o que mais avançou em termos de novidade em tratamento e prevenção”, afirma Fernando Maluf. “As técnicas cirúrgicas progrediram, melhorando a qualidade de vida. Também houve avanços na radioterapia e na descoberta de novas drogas menos tóxicas”. As discussões sobre o câncer de próstata no Congresso da Sboc antecedem o mês mundial de combate à doença. No Brasil, várias cidades receberão ações do movimento Novembro Azul, que pretende motivar a população masculina a fazer exames preventivos.
Serviço:
XVIII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica
De 23 a 26 de outubro de 2013
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
http://www.sboc2013.com.br/