A formação de estudantes de medicina de todo o País será o foco do “IV Congresso Fronteiras da Educação Médica”, entre os dias 18 e 21 de maio. O evento, promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, com apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e da Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER-Brasil), reúne renomados especialistas, internacionais e nacionais, com o objetivo de discutir, de forma reflexiva e crítica, o atual panorama e as diretrizes futuras para a área.

A coordenação do evento está a cargo dos Drs. Roberto de Queiroz Padilha, diretor de Ensino do IEP, e José Lúcio Martins Machado, professor do Instituto. Para realização da abertura, o Congresso contará com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Dentre os nomes internacionais, destacam-se as presenças de Cees van der Vleuten, diretor do Centro de Educação Médica da Universidade de Maastricht e Ronald Harden da Univ. de Dundee dois dos especialistas mais reconhecidos mundialmente na área. Dentre suas conquistas ambos foram recentemente laureados pelo renomado Instituto Karolinska com a premiação em Educação Médica pela relevância de suas pesquisas no setor.

Para o Dr. Machado, o “Fronteiras da Educação Médica” se consagrou como um espaço onde pesquisadores e especialistas analisam pontos positivos e negativos da educação médica, trocam experiências sobre casos reais, inclusive de outros países, e apontam mudanças necessárias. “Sabemos que precisamos de melhorias em muitos aspectos, como a necessidade da interiorização de médicos, por meio de políticas públicas, um sistema eficiente de acreditação das Escolas Médicas e um amplo processo de discussão acerca da certificação e re-certificação profissional. Esses são exemplos de assuntos que deverão entrar nos debates”, acrescentou o especialista.

O evento terá temas centrais e de relevância que servirão de base para nortear as discussões: “Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem”; “Avaliação do Processo de Aprendizagem de Estudantes”; “Internacionalização da Escola Médica e Mobilidade Estudantil” e “Avaliação do Projeto da Escola Médica – Acreditação”.

Durante os quatro dias, os participantes contarão com uma programação dividida em “Oficinas de Trabalho”- em que serão levantadas as principais perguntas para discussão com especialistas convidados-, “Conferências”, “Painéis e Debates” e “Café Filosófico”-momento no qual os participantes poderão interagir com os convidados internacionais de forma mais descontraída.

O Congresso é voltado para todos os profissionais da saúde, inclusive educadores e pesquisadores na área da educação médica, estudantes e dirigentes de cursos de medicina- que possuem papel de liderança nas políticas de incentivo às pesquisas em educação médica e atuam em tomadas de decisão em suas escolas.

Para participar, os interessados devem acessar o site: iep.hsl.org.br, na área de “Congressos e Simpósios”, e realizar a inscrição. No site, também é possível encontrar mais informações sobre o cronograma e a lista completa de convidados nacionais e internacionais.