O câncer é a segunda causa de morte natural no Brasil, atrás apenas dos problemas do coração, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O número de óbitos, no entanto, poderia ser menor caso a prevenção fosse feita adequadamente, o que garante um diagnóstico precoce caso o câncer se manifeste. Combinar prevenção e diagnóstico é a melhor maneira de combater o câncer, principalmente aqueles que mais atingem as mulheres.

De acordo com Evanius Wiermann, oncologista presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e consultor do Consulte Aqui (http://www.consulteaqui.com), portal de agendamento online de consultas médicas, os cânceres que mais se desenvolvem em mulheres são o de mama, tireoide, colo de útero, cólon e reto e também o câncer de pulmão – este último é o mais frequente no mundo entre homens e mulheres.

Mama – O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e só em 2012 foram registrados 52 novos mil casos só no Brasil, segundo o INCA. É indispensável a mamografia anual a partir dos 35 anos a 40 anos, a fim de detectar nódulos em estágios iniciais, que são mais fácil de tratar. “É importante fazer o autoexame das mamas, porém ele não é considerado o meio mais eficaz para rastrear, pois o melhor é diagnosticar a doença antes até de ela ser perceptível ao toque”, explica. O principal sintoma de que algo pode estar errado é sentir caroços no seio ou axila, dor nas mamas e secreção anormal nos mamilos. “Se descoberto no início, o câncer de mama é, em sua maioria, curável”, afirma Wiermann. Lembrando que nem todo nódulo perceptível ao toque é um tumor maligno; o médico deve ser sempre consultado.

Útero – Outro câncer que atinge as mulheres é o de colo de útero. Ele é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o INCA. A causa principal da doença é o vírus HPV, que poder ser transmitido em relações sexuais sem proteção. Para detectá-lo em estágio inicial, é importante fazer o exame “papanicolau” ao menos uma vez por ano. Este é um tipo de câncer silencioso, por isso a importância fundamental desse exame anual. “A vacina que previne a doença não prescinde do uso de preservativo, que também protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis”, alerta o Dr. Wiermann.

Tireoide – Rouquidão prolongada e dores na região da garganta são alguns dos sintomas que podem indicar um possível câncer na tireoide. O tumor nessa glândula, que controla inúmeras funções do metabolismo, é três vezes mais frequente no sexo feminino. A melhor forma prevenção é monitorar com regularidade a tireoide a partir dos 40 anos. Caso haja histórico familiar, o monitoramento deve começar mais cedo, por meio de um exame que mede o nível do TSH (hormônio) e um exame clínico para verificar se há nódulos no local”, acrescenta o consultor do Consulte Aqui.

Cólon e reto – Já o câncer de cólon e reto é mais comum em mulheres acima dos 50 anos, o que não significa que a parcela abaixo dessa idade deva se descuidar. Os principais sintomas de que algo pode estar errado são diarreia ou prisão de ventre por um período prolongado, dor abdominal ou na região anal e sangue nas fezes.

Pulmão – Antigamente mais raro no sexo feminino, o câncer de pulmão ocupa hoje o quinto lugar em incidência em mulheres. E, claro, o cigarro ainda é o principal vilão. Tosses intermitentes e, nos casos já graves, sangramento pelas vias respiratórias são possíveis sinais de tumor nas vias respiratórias.

Uma alimentação rica em nutrientes e uma rotina livre de cigarro e com exercício físico podem afastar as chances de se ter um câncer no futuro. “É importante fazer os exames na periodicidade indicada e procurar um especialista logo aos primeiros sinais de anormalidade”, conclui o oncologista.

Sobre o Consulte Aqui – Consulte Aqui é uma empresa 100% nacional no mercado brasileiro de agendamento online de consultas médicas. Comandada pelos irmãos e sócios Bruno Ceolin, Rafael Ceolin e Rodrigo Ceolin, naturais de Cuiabá, a empresa conta com o suporte de 26 colaboradores dedicados ao negócio. A rede profissional do Consulte Aqui conta com mais de 1.500 profissionais de saúde e engloba mais de 100 diferentes convênios. Entre os diferenciais do Consulte Aqui estão o cuidado minucioso no atendimento ao profissional de saúde, com visitas periódicas dos consultores, equipe de SAC especializada responsável pelo monitoramento dos agendamentos e a promoção e apoio a eventos relacionados à conscientização sobre saúde e qualidade de vida.

Para mais informações acesse o site http:www.consulteaqui.com e as redes sociais: http://www.facebook.com/consulteaqui, http://www.twitter.com/consulteaqui e http://www.plus.google.com/consulteaqui .