Por possuir maior concentração de cacau, o consumo moderado do alimento é benéfico à saúde, pois ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, estresse e pode favorecer o emagrecimento. O chocolate amargo pode diminuir o risco de ataque cardíaco, melhorar a saúde do coração, pode combater a diabetes, proteger a pele e melhorar o humor
Uma pesquisa feita pela Universidade Monash de Melbourne, na Austrália, mostra que comer o equivalente a 100 gramas de chocolate todos os dias pode prevenir infartos e outros eventos associados a doenças do coração. Um aliado contra essas doenças que muitas vezes podem ser fatais.
Outro estudo feito pela Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, aponta que a ingestão do chocolate, além da prevenção de infartos ainda ajuda a emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade. Os pesquisadores divulgaram que são os ácidos fenólicos (antioxidantes naturais presentes no cacau), os responsáveis pelo emagrecimento. “O cacau tem o poder de inibir um mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura”, complementa Elaine Cardoso, nutricionista do Hospital Daher.
Por outro lado, o consumo excessivo dessa guloseima é prejudicial à saúde, fazendo com que alguns sintomas apareçam, desde alergias até o ganho de peso. “A ingestão exagerada de chocolate pode gerar acnes, diarréias, alergias, refluxo, além de aumento do peso corporal, por conta da alta concentração de açúcar e gordura”. Elaine ressalta que crises de enxaqueca também são comuns nesse caso.