A população idosa vem crescendo a passos largos na população brasileira. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em pesquisa realizada pela PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio), as pessoas com mais de 60 anos no Brasil já ultrapassam a marca de 23,5 milhões. Nesta parcela da sociedade, com grandes perspectivas de crescimento nos próximos anos, a saúde do coração é um assunto que merece destaque. Isto porque esta população está mais vulnerável ao desenvolvimento de várias doenças, entre elas as oncológicas, pulmonares, osteoarticulares e principalmente cardiológicas. Diante desta realidade, a última palestra do Clube do Coração neste ano, realizado pelo Hospital Cardiológico Costantini, vai focar no coração do idoso e todas as transformações que podem ocorrer. A palestra, que acontece no dia 24 de novembro e é gratuita, será ministrada pelo cardiologista Everton Dombeck, da equipe do Hospital e que há 20 anos trabalha com os cuidados com o coração dos idosos. “Com o envelhecimento, o organismo do idoso como um todo sofre alterações, como degenerações na arquitetura molecular, celular e tecidual, bem como alterações na fisiologia orgânica. Tudo isso contribui para as mudanças no funcionamento do coração de quem está na terceira idade”, explica o cardiologista.

Entre os principais temas que serão discutidos estão as mudanças no corpo do idoso e especificamente em seu coração, além de esclarecer dúvidas sobre como lidar com essas mudanças e as principais formas de amenizá-las. “Todo o sistema cardiovascular do idoso sofre alterações da senilidade, como o processo de substituição das fibras de elastinas constituintes da parede muscular das artérias por fibras de colágeno, as quais são menos distensíveis que as anteriores, conferindo assim uma maior rigidez as parede das artérias. Haverá também alterações nas cavidades cardíacas, ocorrendo dilatação e aumento das espessuras parietais, com consequente aumento da rigidez dessa musculatura e assim diminuindo a capacidade de contração. Vamos fazer um panorama geral sobre essas e outras mudanças e como elas afetam os idosos”, comenta Dombeck.

O principal objetivo da palestra, além de comentar as mudanças, é iniciar um trabalho de conscientização para que as pessoas, conscientes sobre seu corpo e suas alterações ao longo do tempo, possam adotar os melhores hábitos de vida possíveis, no que diz respeito: à alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares, abandono do tabagismo, evitar abusos no consumo de bebidas alcóolicas bem como todas as drogas em geral, além de buscar o combate ao stress. “A palestra vai falar sobre o coração do idoso, mas as indicações da busca de uma vida saudável servem para todas as idades. E é importante salientar que quanto mais jovem iniciar a adoção dessas práticas, melhores serão os resultados no futuro em relação à saúde”, esclarece o cardiologista.

A palestra do Clube do Coração sobre o coração do idoso é gratuita e acontece no dia 24 de novembro, das 9h30 às 11h, no auditório do Hospital Cardiológico Costantini (Rua Pedro Collere, 890, Vila Isabel). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3013-9000.

Serviço:

Palestra Clube do Coração

Tema: O Coração do Idoso

Data: 24/11/2012

Horário: das 9h30 às 11h30

Local: Hospital Cardiológico Costantini (Rua Pedro Collere, 890 – Vila Isabel).

Inscrições: 3013 9000

Vagas limitadas