A ABEClin – Associação Brasileira de Engenharia Clínica – acaba de anunciar as metas para 2013. Entre elas o destaque é fortalecer a presença dos profissionais de Engenharia Clínica no mercado nacional, bem como a descentralização e regionalização da entidade em diversas regiões brasileiras.
Com mais de 10 anos de atuação, a ABEClin adota um posicionamento estratégico para agregar conteúdo e promover a troca de experiência entre seus pares. “Visamos alavancar o segmento de forma abrangente e eficaz”, explica o presidente, Rodolfo More, que acrescenta: “Lançaremos mão de um planejamento que engloba desde a realização de eventos para promoção do networking até a utilização de ferramentas como as redes sociais para compartilhar conhecimento e inspirar o desenvolvimento profissional”.
Ainda de acordo com o presidente, a nova gestão está focada na expansão da associação pelo Brasil. “Nossa proposta é estabelecer parcerias com outras entidades e órgãos governamentais para difundir a profissão no País.”, diz More. “Cada vez mais é importante preparar os profissionais para compatibilizar todas as demandas do segmento de Saúde e encontrar soluções para gestão dos estabelecimentos”, enfatiza.
Outro importante passo dado pela atual gestão foi a aprovação do novo estatuto que prevê a ampliação da atuação da entidade em diversas praças bem como ressalta a participação da cadeia profissional que envolve a Engenharia Clínica: técnicos, tecnólogos e engenheiros, além de demais profissionais afins do setor. “Desta forma criamos condições para ampliar os horizontes reforçando a participação de todos nesta nova etapa”, diz o presidente.
Além de More, a atual gestão da ABEClin é composta pelo vice-presidente José Fernando Meira da Rocha, Alexandre Ferreli de Souza (1º secretário), Mara Clécia Dantas Souza (2ª secretária), Paulo Roberto Ferro (1º tesoureiro) e Ricardo Leal Reis (2º tesoureiro).
Área em ascensão
Profissional que reúne as competências necessárias para adequar tecnologias e infraestrutura dos estabelecimentos de saúde, o engenheiro clínico é responsável por cuidar da compatibilização, especificação técnica, análise e aquisição de tecnologias, inventário e coordenação de programas de manutenção, além de preparar os integrantes das equipes clínica e técnica para desempenhar todas as funções relacionadas aos equipamentos de saúde com total segurança.
“Há atualmente no Brasil um déficit de profissionais da área que pode levar cerca de 20 anos para ser suprido”, alerta More em relação à falta de engenheiros clínicos no país. De acordo com estimativas existem atualmente no Brasil pouco mais de 300 engenheiros de formação com especialização em Engenharia Clínica. Além disso, apenas cerca de 6% dos hospitais com mais de 120 leitos contam com este tipo de serviço.
Além disso, desde 2010 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) indica a necessidade de os estabelecimentos de saúde designarem profissionais habilitados para exercer a função de responsável pela elaboração e implantação do Plano de Gerenciamento de cada tecnologia utilizada na prestação de serviço de saúde. “Com isso a demanda só tem aumentado e, cada vez mais, a necessidade do gerenciamento para os ambientes de saúde está impulsionando o crescimento do setor”, arremata o presidente.
Sobre a ABEClin
A ABEClin – www.abeclin.org.br – é uma associação sem fins lucrativos para promoção da Engenharia Clínica no Brasil. Seus principais atributos são o desenvolvimento, aprimoramento e divulgação da área através de debates, conferências, reuniões, cursos e congressos para incentivar, consolidar e qualificar os profissionais da área.