Dermatologista dá dicas para garantir uma pele sedosa mesmo neste período de baixas temperaturas
Em menos de um mês terá início a estação mais fria do ano. É no inverno que a pele fica naturalmente mais seca, devido à baixa umidade do ar e ao frio, além de ser um período em que a transpiração corporal também pode diminuir e deixar a pele mais sensível. “É essencial ter atenção com a pele em qualquer estação do ano, mas, durante o inverno, esse cuidado deve ser reforçado com o uso constante de hidratantes”, destaca a Dra. Aline Magalhães, Médica Dermatologista e Consultora da Biolab Dermocosméticos.
Além do uso de hidratantes, alguns cuidados adicionais também são necessários para amenizar os efeitos nocivos do clima e manter a pele saudável, macia e com boa estética. “Tomar banhos rápidos e preferencialmente mornos, não usar buchas, sabonetes esfoliantes ou materiais abrasivos e priorizar uma alimentação equilibrada, além de aumentar o consumo de água, são ações que auxiliam nos cuidados com a pele nesse período”, destaca a dermatologista.
Apesar de no inverno a incidência de raios ultravioletas serem menores, deve ser mantido o uso diário de protetor solar, com mínimo fator 30 de proteção, o que previne as manchas e o câncer de pele. Além de seguir essas recomendações, que se aplicam para todos os grupos, é essencial o uso de hidratantes corporais e faciais, de acordo com as características de sua pele e observar as indicações da embalagem.
A especialista ressalta que determinados grupos, como crianças, gestantes e pessoas com a pele muito ressecada, precisam de ainda mais atenção. Confira alguns cuidados especiais:
Peles muito secas: Para pele muito seca, é necessário um tratamento mais intensivo para evitar que a cútis fique ressecada, craquelada, esbranquiçada ou descamando. Produtos com ureia são altamente indicados nessa ocasião, por evitar a perda de água e promover a recuperação do equilíbrio hídrico da pele, auxiliando na hidratação intensiva.
O produto Urehidra®, da Biolab, é um potente hidratante à base de ureia 10% que evita a perda de água, promove hidratação intensiva e tem rápida absorção pela pele, garantindo um toque suave.
Gestantes: Além dos cuidados necessários para a hidratação da pele, as futuras mamães ainda tem uma preocupação a mais: as estrias. Para evitá-las, já que este é um problema que atinge cerca de 90% das gestantes, além de garantir uma pele saudável e hidratada também no inverno, os óleos de amêndoas doces, macadâmia e calêndula são boas indicações por serem ricos em propriedades nutritivas e eficazes.
O Materskin®, por exemplo, foi desenvolvido especialmente para ser usado pela gestante. Possui fórmula diferenciada, com três óleos fundamentais na hidratação cutânea: amêndoas doces, macadâmia e calêndula, que criam uma barreira protetora.
Crianças: A delicada pele dos bebês e das crianças exige cuidados redobrados para se desenvolver com saúde e evitar problemas típicos dessa fase, como irritação e ressecamento. A pele mais fina ainda facilita a perda de água, sendo necessária a hidratação diária com produtos especialmente desenvolvidos para essa faixa etária.
O produto Hidrakids® é a combinação de Alfa Bisabolol, ativo da Camomila, em combinação com Alantoína e extrato de Aloe Vera, para o cuidado especial nos primeiros anos de vida.