Aumento da qualidade e da eficiência dos serviços de saúde prestados à população. Este é o foco do workshop Excelência Clínica e Hospitalar – Resolução de problemas e implementação de melhorias na gestão da saúde, que será realizado no próximo dia 19 de agosto de 2013, das 9h às 18h, no Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade – IBQP (Rua Dr. Correa Coelho, 741 – Jd. Botânico). Ministrado pelo diretor executivo do Instituto Optness no Brasil, Antonio De Nes, o curso apresenta técnicas de duas metodologias gerenciais, o Lean e o Six Sigma, utilizadas por 75% das maiores empresas do mundo, aplicadas à gestão de instituições médicas e hospitalares como forma de atingir maior eficácia na prestação de serviços de saúde, diminuindo os riscos terapêuticos e reduzindo os custos operacionais.
A utilização do Lean e Six Sigma em sistemas de gestão de saúde já é uma prática em hospitais europeus e norte-americanos. Em essência, elas buscam aumentar a qualidade dos processos, reduzindo desperdícios de tempo e recursos, e buscando soluções mais efetivas para a continuidade de processos dentro das empresas.
A Optness, instituto de desenvolvimento econômico criado em Milão (Itália) há cinco anos por executivos de multinacionais europeias, tem, através da sua rede de associados, uma experiência acumulada de mais de 70 projetos com as duas metodologias em 46 hospitais da Europa e Estados Unidos. Neles, a aplicação de técnicas gerenciais tem dado resultados bastante expressivos, a começar pela redução de custos e óbitos em instituições de saúde. Agora, esta experiência passa a ser introduzida no Brasil por meio de um acordo de cooperação técnica internacional entre o Instituto Optness e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).
Desperdício
De acordo com De Nes, as ferramentas gerenciais permitem analisar e planejar a utilização de recursos de maneira mais clara e otimizada. “A área da saúde é o primeiro item no orçamento de governos de muitos países. Ainda assim, este investimento parece ser insuficiente. Em geral, acreditamos que melhorias só são possíveis depois que mais investimentos são feitos para ampliar estrutura de uma unidade de saúde ou compra de materiais. Mas, em muitos casos, o que se percebe é a utilização insuficiente dos recursos já disponíveis. Muitas vezes, a adequação é o principal fator para melhorias concretas em um hospital”, afirma.
Em pesquisa publicada no livro “The Pittsburgh Way: Improving Patient Care Using Toyota-based Methods” (2007), de Naida Grunden – que retrata a aplicação da metodologia Lean, criada pela montadora Toyota, no Japão, na cidade americana de Pittsburgh –, verifica-se que 40% dos recursos destinados à saúde são desperdiçados por causa de erros médicos, ineficiência, complicações não prevenidas e aplicação de tratamentos desnecessários.
Contornando problemas
Dentre estas melhorias visualizadas na aplicação das técnicas de Lean e Six Sigma está a diminuição de investimentos em construções, ampliações e aquisição de materiais, uma vez que os recursos passam a ser explorados de maneira mais efetiva. Além disso, os programas de gerenciamento baseados nas duas metodologias também evidenciam reduções expressivas no tempo de espera para consultas e internamentos – e do próprio período de internamento; no número de tratamentos aplicados, o que evidencia a ocorrência desnecessária de procedimentos médicos em hospitais; e, o que é mais importante, na redução nos índices de erro médico e infecção hospitalar por cateter (redução de 68% em mais 30 hospitais em uma região dos Estados Unidos).
Uma pesquisa realizada em nos Estados Unidos, publicada no American Jornal of Medical Quality, de 2006, constatou que programas de excelência hospitalar são grandes aliados na redução de índices de infecção hospitalar por cateter, um dos problemas mais graves de saúde pública em todo o mundo. Os dados mostram uma redução de, aproximadamente, 94% no número de infecções em um hospital americano em que, em 2003, apresentou 49 casos relacionados a 36 pacientes e, em 2006, apenas três ocorrências de infecções em três pacientes depois de aplicadas técnicas de gestão mais efetivas.
Workshop
O curso realizado pela Optness em Parceria com o IBQP tem como objetivo introduzir as técnicas de Lean e Six Sigma com base nas experiências e resultados obtidos nos projetos coordenados pelo instituto europeu, com foco principal na redução do desperdício para a melhoria da qualidade e eficácia do atendimento prestado à população. O público-alvo do evento são gestores de instituições de saúde, médicos e enfermeiros que estão na linha de frente do atendimento à população. As inscrições podem ser feitas pelo site www.optness.com.br. Mais informações: (41) 3078-2510.
SERVIÇO
Workshop Excelência Clínica e Hospitalar
Resolução de problemas e implementação de melhorias na gestão da saúde
Dia 19 de agosto de 2013, das 9h às 18h
Local: Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade – IBQP (Rua Dr. Correa Coelho, 741 – Jd. Botânico – Curitiba – Paraná)
Inscrições: www.optness.com.br
Investimento: R$ 620,00
Informações: [email protected] e (41) 3078-2510