O programa, que está disponível na web a partir deste mês, é composto por 24 aulas, cada uma ministrada por um especialista convidado. Os médicos interessados em participar do curso podem se inscrever pelo site www.clinicalcaselearning.com/v2 e assistir às aulas conforme sua disponibilidade.

Este ano, o curso terá como casos clínicos a baixa estatura sem deficiência de hGH (hormônio de crescimento), distúrbios da diferenciação sexual, deficiência de hGH, hiperplasia adrenal congênita, diabetes insipidus, doenças osteometabólicas, hipoglicemia, obesidade, triagem neonatal, diabetes mellitus tipo 1, hipotireoidismo e puberdade. Cada um dos temas é complementado com uma aula com questões teste.

Com coordenação científica do Dr. Carlos Longui, Chefe de Clínica Adjunto da Unidade de Endocrinologia Pediátrica – Depto. de Pediatria da Irmandade Santa Casa de São Paulo, e apoio da área de Metabolismo da Merck Serono – divisão para produtos biotecnológicos da alemã Merck, o curso, gratuito, é o único a abordar o tema no Brasil. Este será o segundo ano em que as aulas serão veiculadas em plataforma digital, facilitando o acesso a pediatras, endocrinologistas e endocrinopediatras de todo o País. O conteúdo completo ficará disponível na internet até o final de 2013.

Mais de mil médicos já participaram do CAEP, que começou a ser ministrado em 2009, em São Paulo, de forma presencial. No ano passado, foi realizada a primeira experiência com o curso à distância. A iniciativa atraiu cerca de 200 médicos.

CAEP – Curso de Atualização para Endocrinopediatras

Período: de março a dezembro/2013

Inscrições e aulas online: www.clinicalcaselearning.com/v2

A Merck

A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.

Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. Em 2012, o lucro total cresceu 8,7% para €11,2 bilhões, e o faturamento aumentou 8,4% para €10,741 bilhões, refletindo crescimento orgânico de 4,5% em relação a 2011.

A Merck atua no Brasil desde 1923 – há 90 anos – e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do País, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.

A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono – de medicamentos de prescrição e Genéricos – e Produtos de Consumo (Consumer HealthCare). Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.

A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.