É cada vez maior o número de serviços de home care que buscam acreditação da Joint Commission International (JCI). O Consórcio Brasileiro de Acreditação, representante da JCI no Brasil, já acreditou quatro programas de cuidados continuados brasileiros. A Dal Ben (SP) acaba de entrar para o seleto grupo acreditado pela JCI.

Entrevistamos o Gestor de Qualidade da empresa, Alessandro Freitas Moura, para saber como foi essa conquista. Acompanhe!

CBA – Desde o início do processo de acreditação, em 2010, até a conquista da mesma, em 2012, quais as principais mudanças e conquistas da Dal Ben?

Alessandro Moura – O maior desafio foi a mudança cultural de nossos colaboradores, parceiros, pacientes e familiares, mediante os novos métodos implantados, para que pudessem participar com maior intensidade na assistência. Com o processo da JCI, pudemos perceber os nossos colaboradores trabalhando em prol do mesmo objetivo, houve um espírito de união, de cada um conhecer o seu papel e a sua importância no processo, além de notarmos um maior entrosamento e visão sistêmica em relação à empresa e o objetivo de melhoria continua em toda a nossa equipe e parceiros.

CBA – Como a acreditação contribuiu para a melhoria do atendimento?

A. M. – Com a implantação da metodologia e foco na estrutura, nos processos e resultados, os profissionais aprofundaram o monitoramento clínico dos pacientes, evidenciando a segurança frente ao tratamento proposto. O aumento da participação dos pacientes e familiares no processo assistencial também gerou maior satisfação. Acentuamos ainda mais a nossa prática educacional nos domicílios, com orientações presenciais, tanto aos profissionais multidisciplinares quanto às famílias, o que proporcionou maior qualidade e participação do paciente e família no processo do cuidado. Além disso, a empresa colocou como prioridade os treinamentos, a educação, para nós foi um dos fatores mais importantes neste processo.

CBA – Os protocolos e procedimentos sofreram mudanças com a acreditação? Essas mudanças trouxeram quais benefícios para o paciente e para a equipe da Dal Ben?

A.M. – Os protocolos utilizados por nossa organização foram aperfeiçoados, o que foi visto pela equipe assistencial e administrativa como grande avanço na assistência domiciliar.

O maior benefício para todos foi o aumento na segurança e qualidade na prestação dos serviços. Sempre trabalhamos com qualidade, mas o processo nos possibilitou evidenciá-la com maior clareza. Em relação à empresa, as mudanças proporcionaram maior integração entre os departamentos internos e parceiros; desenvolvimento de trabalho em equipe; criação e execução de planos de ação para melhoria contínua e melhor utilização de recursos para o monitoramento das ações e atendimento ao cliente.

CBA – O que representa a conquista da acreditação JCI para a Dal Ben?

A.M. – A acreditação para nós, não é somente um selo, e sim um processo contínuo de melhoria, de avanços, de segurança, qualidade e transparência na nossa relação com nossos colaboradores, parceiros e clientes. Estamos muito felizes com essa conquista, pois representa a consolidação de um trabalho realizado de forma séria e envolvendo a dedicação de muitas pessoas que trabalharam intensamente conosco nestes 20 anos, sempre com o objetivo de levar o nosso melhor para cada domicílio. Daqui para frente, continuaremos trabalhando com essa metodologia, investindo em educação, processos e segurança para os nossos clientes.

CBA – A Dal Ben planeja utilizar o selo de acreditação JCI mercadologicamente?

A. M. – A Qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e nos setores e está intimamente ligada à produtividade, à melhoria de resultados, desenvolvimento contínuo, aumento dos lucros, redução de perdas e desperdício, sendo assim, poderá ser um diferencial competitivo para o fechamento de negócios.