O risco de transmissão de HIV e Hepatite do tipo C e B diminuiu significativamente nos últimos 20 anos graças à evolução dos testes de sorologia. Porém, o risco de contaminação ainda existe devido à janela imunológica, fase em que o anticorpo que luta contra o vírus não é detectado no organismo. Para tornar as transfusões mais seguras, o Ministério da Saúde está tornando obrigatória a aplicação do Teste de Ácido Nucleico (NAT) antes de todas as transfusões de sangue realizadas no país.

“Trata-se de um teste que utiliza a tecnologia da biologia molecular para detectar a presença do vírus precocemente, possibilitando rapidez diagnóstica e a prevenção da contaminação por transfusão”, afirma o Dr. Nelson Gaburo, diretor responsável pelo setor de biologia molecular da Dasa. Ele reforça que a companhia já se antecipou a este cenário e disponibiliza o teste NAT para hospitais,clínicas e bancos de sangue. “Com o teste, a janela imunológica fica reduzida de 21 para 9 dias no caso do HIV, de 56 para 7 dias, no caso de hepatite C, e de 32 para 15 dias, no caso de Hepatite B”.

Presente em 13 Estados e Distrito Federal, a Dasa utiliza tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada para a realização de mais de três mil tipos de exames, atuando nos principais hospitais e clínicas do Brasil. Para a realização do NAT, a Dasa utiliza o sistema cobas s201 Roche, que a partir da extração do material genômico viral e da amplificação por PCR (Reação da Polimerase em Cadeia) multiplex em tempo real,detecta qualitativamente e simultaneamente o DNA do vírus da Hepatite B e RNA do vírus da Hepatite C e Imunodeficiência Humana (HIV).

De acordo com o Dr. Gaburo, o teste NAT da Dasa possui cinco alvos virais em um único teste (HIV-1 GrupoO e M, HIV-2, e Hepatites C e B). “Como segurança adicional, é realizado o rastreio total por código de barras”, ele revela, lembrando que a tecnologia utilizada na Dasa é a mesma de ponta já presente em mais de 275 Bancos de Sangue em todo o mundo.

Sobre o Delboni Medicina Diagnóstica

O Delboni Medicina Diagnóstica tem cerca de 30 unidades de atendimento em todas as regiões da Grande São Paulo. Ao longo de seus 50 anos de história tornou-se referência em medicina diagnóstica, processando exames clínicos e de imagem com qualidade, confiança, credibilidade e tecnologia de ponta, além de agilidade no atendimento e na entrega de exames.

A marca também oferece vacinas para todas as faixas etárias, atendimento domiciliar e 24 horas (em algumas unidades). Pioneiro e inovador, criou o conceito de atendimento integrado por meio das MegaUnidades, que processam mais de três mil exames de análises clínicas e diagnósticos por imagem, por dia, no mesmo local.

Credenciado pelos principais planos de saúde, o Delboni Auriemo é certificado OHSAS 18001, ISO 14001 e ISO 16001, College of American Pathologists (CAP) e National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP), além de acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC).

Informações para a imprensa

RMA Comunicação

[email protected]

Renata Viana – 11 2244-5953 / 8536-8259

Aline Ramos – 11 2244-5970 / 8536-8149

Renata Soller – 11 2244-5963 / 8536-8215