Entre os dias 10 a 13 de outubro de 2012, a cidade de São Paulo será a sede do 29º Congresso Latino-Americano de Psicanálise. O evento será realizado no Hotel Sheraton WTC e deverá reunir cerca de 2 mil pessoas, entre brasileiros e latino-americanos.

Organizado pela Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL), a programação científica é integralmente formada por propostas de psicanalistas profissionais ou em formação de toda a América Latina, expondo seus trabalhos e sua experiência na forma de cursos, oficinas, painéis, temas livres, grupos de discussão e pôsteres.

De acordo com Leopold Nosek, presidente do Congresso e da FEPAL, o formato das atividades científicas foi idealizado para ser dinâmico e interativo, criando a possibilidade de amplos debates entre palestrantes e congressistas. “A proposta é que os temas respeitem a complexidade e profundidade do assunto e que sejam apresentados de forma resumida, de modo que se privilegie o tempo para debate, assim todos terão acesso à discussão”, diz Nosek.

Este ano, além da extensa programação científica, os congressistas também poderão participar de atividades culturais e sociais. Durante os dias de realização do evento, um serviço especial de transporte levará os interessados para visitas guiadas à 30ª Bienal das Artes em São Paulo que estará acontecendo no Parque Ibirapuera. A Pinacoteca e a Cinemateca, onde ocorre o ciclo de cinema e psicanálise promovido pela FEPAL, também terão programações exclusivas para os congressistas.

E para abrir o evento, a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo promete um show inesquecível nos moldes eruditos de uma Big Band, mas com uma nova estética orquestral brasileira por meio de arranjos contemporâneos e únicos.

Invenção-Tradição

O tema do congresso este ano é “Invenção-Tradição”, como uma alusão às mudanças vertiginosas que nossa sociedade faz frente. “Crises sociais e econômicas, transformações tecnológicas, mudanças no ritmo e dimensões da competição tanto no plano do capital como do trabalho, globalização radicalizada etc., trazem como consequência mudanças nos costumes, na cultura e, portanto, na subjetividade. Isto vai obrigar a psicanálise a se transformar, sem abrir mão de seu acervo e método”, explica o presidente.

Nesse sentido, os eixos temáticos serão: teoria, prática clínica, psicopatologia, formação analítica, crianças e adolescentes, abordagens vinculares, comunidade, cultura, psicossexualidade e pesquisa.

Além das atividades pré-congresso, e das científicas, que acontecerão simultaneamente em 20 salas, no dia 13 de outubro também acontecerá o 1º Encontro Psicanalítico de Línguas Ibero-Americanas, uma proposta para reunir psicanalistas dos países ibéricos e dos Estados Unidos.

Até o momento já foram registradas mais de 1.300 inscrições, das quais uma parte significativa é de estudantes, que gozam de desconto especial. A programação científica está sendo gradativamente atualizada e disponibilizada no site oficial do Congresso: www.fepal2012.com.

SOBRE A FEPAL

A Federação Psicanalítica da América Latina congrega diversas sociedades de psicanálise dos países latinos e está vinculada à International Psychoanalytical Association (IPA). Com 3.500 associados, a entidade tem como publicação oficial a revista Calibán, com periodicidade quadrimestral e design moderno, repleto de ilustrações. Além de reunir trabalhos representativos da psicanálise latino-americana, a revista debate temas culturais e artísticos.

SERVIÇO

FEPAL 2012 – 29¬o Congresso Latino-Americano de Psicanálise

Data: 10 a 13 de outubro de 2012

Local: Sheraton WTC Convention Center. Av. das Nações Unidas, 12.551. São Paulo. SP

Inscrições e programação: www.fepal2012.com

Realização: Federação Psicanalítica da América Latina

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Milena Tutumi ([email protected])

Andrea Manograsso ([email protected])