São Paulo, janeiro de 2013 – O Delboni Medicina Diagnóstica acaba de implementar uma nova metodologia capaz de identificar microorganismos no laboratório clínico. Esta metodologia é chamada de Maldi-TOF MS (ou Matrix Assisted Laser Desorption / Ionization Time-of-Flight Mass Spectrometry).
Trata-se de uma espectrometria de massa especial pode identificar em poucos minutos perfis de proteínas específicos, permitindo o reconhecimento de determinadas bactérias. “Assim, bactérias patogênicas podem ser identificadas rapidamente, com redução de tempo significativa em relação às metodologias atualmente utilizadas. Basta que haja crescimento bacteriano prévio em meios de cultura”, afirma Dr. Cláudio Pereira, diretor de análises clínicas do Delboni.
Segundo o Dr. Pereira, diversos estudos realizados desde o início dos anos 2000 têm mostrado o potencial de aplicação dos perfis obtidos pelo Maldi-TOF para a caracterização de bactérias. “Muitos softwares foram desenvolvidos pelos fabricantes dos equipamentos e por parceiros para ajudar a comparar os padrões repetidos e a identificar os microorganismos com precisão”, explica ele. “Assim, pode ser estabelecido um fluxo de trabalho que permita a identificação imediata, em questão de minutos, a partir do crescimento do patógeno nos meios de cultura”, diz Dr. Pereira.
O médico afirma que, caso a identificação de microorganismos já esteja bem consolidada com a utilização da técnica de Maldi-TOF, outra linha de estudos pode buscar a detecção de marcadores de resistência e outras macromoléculas. Esta possibilidade permitirá mais rapidez na obtenção de alguns resultados de sensibilidade aos antimicrobianos e até mesmo de vigilância epidemiológica do microorganismo isolado.
Benefícios observados
Trabalhos mostram que que a identificação precoce dos microorganismos reduz o risco de mortalidade, tempo de internação e o custo do tratamento.
A utilização da metodologia de Maldi-TOF permite uma redução expressiva do turn around time (TAT) até a identificação do micro-organismo. “Trabalho recentemente publicado realizado com hemoculturas demonstrou uma redução de 23 a 83 horas
para a identificação completa de Gram positivos e 34 a 51horas para Gram negativos”, exemplifica o Dr. Pereira.
“Acreditamos que a disponibilidade desta nova metodologia permitirá a obtenção de identificações mais rápidas e precisas. Médicos poderão ter acesso aos resultados e iniciar ou modificar a antibioticoterapia com maior eficácia. Pacientes poderão se beneficiar com melhor prognóstico e menor tempo de internação, quanto o sistema de saúde receberá um menor custo e maior eficiência pela otimização dos tratamentos”, ele finaliza.
Sobre Delboni Medicina Diagnóstica
O Delboni Medicina Diagnóstica tem cerca de 30 unidades de atendimento em todas as regiões da Grande São Paulo. Ao longo de seus 50 anos de história tornou-se referência em medicina diagnóstica, processando exames clínicos e de imagem com qualidade, confiança, credibilidade e tecnologia de ponta, além de agilidade no atendimento e na entrega de exames.
A marca também oferece vacinas para todas as faixas etárias, atendimento domiciliar e 24 horas (em algumas unidades). Pioneiro e inovador, criou o conceito de atendimento integrado por meio das MegaUnidades, que processam mais de três mil exames de análises clínicas e diagnósticos por imagem, por dia, no mesmo local.
Credenciado pelos principais planos de saúde, o Delboni Auriemo é certificado OHSAS 18001, ISO 14001 e ISO 16001, College of American Pathologists (CAP) e National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP), além de acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Para mais informações: www.delboniauriemo.com.br